Não serão abordados os seguintes itens que constam no conteúdo programático dentro de Comércio Exterior (acredito que a maioria dos temas sejam abordados em cursos de marketing ou de logística):
COMÉRCIO EXTERIOR: 2.2 Serviços ofertados pelos intermediadores. 2.3 Vantagens e desvantagens da exportação indireta. 2.4 Diferenças entre Trading Company e Empresa Comercial e Exportadora (ECE). 2.5 Modalidades de contratação de uma Trading Company ou ECE. 3 Seleção de mercados alvo. 3.1 Fatores básicos na seleção de potenciais mercados. 3.2 Critérios utilizados na exportação 4 Planejamento de venda para o exterior. Itens básicos que devem compor o Plano de Exportação. 4.1 Dados da empresa. 4.2 Produtos a serem exportados com o código SH6 ou NMC. 4.3 Mercado selecionado e critérios para seleção deste. 4.4 Ações de marketing. 4.5 Adaptações de produtos e embalagens. 4.5 Tipo de distribuição. 4.6 Definição da forma de exportação. 4.6.1 Exportação direta ou indireta. 4.6.2 Tipo de incoterm. 4.7 Modais de transporte. 4.8 Estratégia de formação de preço. 4.9 Potenciais riscos que a empresa pode enfrentar no mercado. 4.10 Ações de promoção comercial. 6 Marketing internacional. 6.1 Desafios em relação ao marketing local. 6.2 Principais estratégias. 6.2.1 Planejamento da entrada no mercado. 6.2.2 Análise da concorrência local. 6.2.3 Adequação da linguagem para cada país. 6.2.4 Entendimento dos diferentes hábitos. 6.2.5 Entendimento das regras e legislações do mercado-alvo. 6.2.6 Parceiros e alianças internacionais. 6.2.7 Marketing digital. 7 Meios de venda internacional. 7.1 Canais de distribuição. 7.2 Venda B2B. 7.3 Venda B2C e e-commerce. 7.4 Marketplaces internacionais. 8 Formação de preço internacional. 8.1 Custos envolvidos no processo de exportação. 8.1.1 Despesas logísticas e documentais. 8.1.2 Despesas financeiras impacto do dólar na estimativa de custos de uma operação. 9.3 Couriers 10. 10 Logística internacional. 10.1 Noções gerais sobre a logística internacional. 10.2 Fluxo logístico da exportação. 10.3 Modais utilizados no comércio internacional. 10.3.1 Aquaviário. 10.3.2 Aéreo. 10.3.3 Terrestre (rodoviário/ferroviário). 10.4 Principais características, vantagens e desvantagens. 10.5 Multimodalidade. 10.6 Contratação de transporte internacional. 11 Aspectos a serem considerados nos produtos para exportação. 11.1 Avaliação da necessidade de efetuar mudanças no produto. 11.2 Avaliação da capacidade de produção. 11.3 Exigências legais, aduaneiras, fiscais. 11.4 Exigências para etiquetas, embalagens, manuais e rótulos. 11.5 Certificações necessárias. 14 Seguro internacional de cargas. 15.2.2 Sistema de pagamentos em moeda local – SML. 15.3 Como a transferência do valor pode ser realizada. 15.3.1 Cheques, Travellers’s Checks, Serviços de eFX, Cartões de crédito e de débito de uso internacional, Vale postal internacional, Ordens de pagamento via Swift. 16 Financiamento à exportação e importação. 16.1 Principais linhas disponíveis.
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