Funções de Administração: Planejamento, organização, direção, controle e processo de planejamento
Planejamento. Processo de planejamento; Planejamento Estratégico: Visão, missão e análise SWOT, análise competitiva e estratégias genéricas, redes e alianças, planejamento tático, planejamento operacional, administração por objetivos, Balanced Scorecard (Parte I)
Planejamento. Processo de planejamento; Planejamento Estratégico: Visão, missão e análise SWOT, análise competitiva e estratégias genéricas, redes e alianças, planejamento tático, planejamento operacional, administração por objetivos, Balanced Scorecard (Parte II)
Organização. Estrutura organizacional; Tipos de Departamentalização: Características, vantagens e desvantagens de cada tipo, organização informal. Descentralização e delegação
Comunicação. Relações Humanas no Trabalho: Comunicação
Controle. Sistema de medição de desempenho organizacional
Gestão de Processos: Conceitos da abordagem por processos, técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos
Gestão de Projetos: Elaboração, análise e avaliação de projetos, principais características dos modelos de gestão de projetos, projetos e suas etapas
Gestão da Qualidade: Modelo de excelência gerencial, principais teorias e suas contribuições para a gestão da qualidade, ferramentas de gestão da qualidade, modelo da fundação nacional da qualidade
Comportamento adequado individual e em grupo. Trabalho em equipe.
Gestão de Pessoas: equilíbrio organizacional, objetivos, desafios e características da gestão de pessoas
Análise e descrição de cargos
Qualidade de vida no trabalho (QVT)
Relacionamento Interpessoal (Gestão de Conflitos)
Relacionamento Interpessoal (Negociação)
Normas de Conduta Socialmente Adequadas no Ambiente de Trabalho. Trato social: regras de convivência. Atendimento ao público
Administração de Recursos Materiais: Administração de Recursos; Objetivos e Atribuições de Administração de Materiais; Integração em Administração de Recursos Materiais; Nível de Serviço e Medidas de Desempenho; Ética em Administração de Materiais; Tendências em Administração de Recursos Materiais.
Classificação de Materiais: Conceitos e Objetivos da Classificação; Atributos para a Classificação; Princípios Básicos da Classificação; Tipos de Classificação; Etapas da Classificação; Codificação de Materiais.
Compras: Objetivos e Organização de Compras; Operações de Compras; Lotes de Compras; Fornecedores; Estratégias de Compras; Compras no Setor Público; Contratos Administrativos (Tipos de Contrato. Gestor de Contratos. Diligenciamento e follow-up. Contratos Administrativos no Setor Público).
Conceitos de Estoques: Conceitos e Importância dos Estoques; Objetivos dos Estoques; Previsão de Estoques (Formas e cálculos de previsão de estoques. Previsão de Consumo. Tipos de Consumo); Previsão de Demanda; Níveis de Estoques; Tipos de Estoques; Custos dos Estoques.
Gestão de Estoques: Sistemas de Controle de Estoques; Inventários (IN 205/1998). Inventário Físico; Fases do Inventário; Indicadores de Estoques; Avaliação de Estoques; Curva ABC e metodologia de cálculo; Políticas de Estoque Zero: Just in Time e Kanban.
Armazenagem e Movimentação: Administração de Almoxarifados; Recebimento de Materiais; Entrada de material. Portaria e Almoxarifado. Conferência Quantitativa. Conferência Qualitativa. Inspeção; Regularização; Embalagens; Estocagem / Armazenagem; Layout; Movimentação.
Pegadinhas de Administração de Materiais! Videoaulas com questões recorrentes e as principais Pegadinhas das bancas em Administração de Materiais.
Administração de Recursos Patrimoniais: Recursos Patrimoniais; Classificação dos Bens Patrimoniais; Gestão Patrimonial; Aquisição e incorporação de bens patrimoniais. Registro e controle. Tombamento de Bens. Transferência e Cessão; Decreto 9.373/2018; Baixa e alienação de Bens; Controle Patrimonial; Depreciação e valor residual; Vida útil e vida econômica.
Pegadinhas de Administração de Patrimônio! Videoaulas com as com questões recorrentes e as principais Pegadinhas das bancas em Administração de Patrimônio.