As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado; reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e reforma do aparelho do Estado. Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós- burocrático; o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador. (Parte I)
As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado; reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e reforma do aparelho do Estado. Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós- burocrático; o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador. (Parte II)
Accountability. Governança Pública. Conceitos fundamentais. Princípios, diretrizes e níveis de análise. Sistema de governança. Práticas de governança.
Transparência da administração pública; controle social e cidadania
Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos. (Empreendedorismo governamental)
Governança (Intermediação de Interesses)
Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Mudanças institucionais: conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva, consórcios públicos.
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas, financiamento de políticas públicas, indicadores de desempenho de políticas públicas. Tipos de avaliação. Análise custo benefício e análise custo- efetividade.
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo; descentralização e democracia; participação, atores sociais e controle social; gestão local, cidadania e equidade social.
Conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. Planejamento nas políticas públicas. (Parte I)
Conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. Planejamento nas políticas públicas. (Parte II)
Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Avaliação nas políticas públicas. (Controle e Avaliação)
Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Formulação de programas e projetos. Avaliação de programas e projetos.
Administração de pessoal. (Objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas)