O processo administrativo. Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. Papéis e habilidades do administrador.
Teoria da administração e das organizações.
Planejamento estratégico: conceitos, princípios, etapas, níveis, métodos e ferramentas. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard. (Parte I)
Planejamento estratégico: conceitos, princípios, etapas, níveis, métodos e ferramentas. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard. (Parte II)
Organização: princípios de organização; estrutura organizacional; departamentalização; centralização e descentralização.
Função direção. Liderança.
Controle: tipos de controle; sistemas de controle. Indicadores de Desempenho. Tipo. Variáveis.
Comportamento organizacional: cultura organizacional.
Processo decisório: tipos de decisões; decisão racional; heurísticas; ferramentas de apoio à decisão.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. BPM.
Gestão de projetos: modelos, etapas, elaboração, técnicas de análise e avaliação de projetos.
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial: principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade; ferramentas de gestão da qualidade.
Gestão de pessoas: evolução; conceitos básicos; abordagem estratégica; indicadores de gestão de pessoas.
Gestão do desempenho: visão geral e conceitos básicos; relação com os demais processos de gestão de pessoas; métodos.
Recrutamento e seleção de pessoas: visão geral e conceitos básicos; relação com os demais processos de gestão de pessoas; recrutamento interno e externo; técnicas de recrutamento e seleção.
Treinamento e desenvolvimento: visão geral e conceitos básicos; relação com os demais processos de gestão de pessoas; métodos; avaliação de programas de treinamento e desenvolvimento.
Análise e descrição de cargos.