I - concepções de língua (ou de linguagem) e suas implicações no ensino; II - níveis de análise da língua; III - formação histórica da língua portuguesa;
XIX - novas tecnologias no ensino de língua e de literatura; e
IX - processos de letramento e de multiletramento; XVIII - inter-relações da língua e da literatura com outras semioses;
VIII - variação, mudança e preconceito linguístico;
IV - discurso, interdiscurso e gêneros do discurso; V - texto, tipologias e fatores de textualidade;
VI - língua oral (produção, circulação e compreensão);
VII - língua escrita (produção, circulação e compreensão); XX - processos argumentativos e formação do leitor crítico.
X - concepções de literatura e de cultura; XI - especificidades da linguagem literária; XII - teorias críticas da literatura;
XIV - movimentos literários no Brasil e suas articulações interculturais;
XVI - literatura canônica e não canônica na formação do leitor;
XIII - gêneros literários (tradição e inovação); XV - letramento literário (aspectos teóricos e metodológicos); XVII - oralidade, performance e fruição no ensino de literatura;