Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma. E não aborda as referências bibliográficas do Edital.
Não será abordado:
Políticas educacionais brasileiras contemporâneas e legislação correspondente. O papel do psicopedagogo na gestão da educação. Ação do psicopedagogo na organização do trabalho pedagógico nas instituições públicas. Aspectos históricos e políticos da formação do pedagogo no Brasil; Elementos da prática psicopedagógica; Pedagogia voltada à autonomia; Pedagogia da presença, do vínculo e do oprimido. Noções gerais de psicologia; A instituição escolar; A política social no Brasil e o processo de organização das instituições escolares; Psicodiagnóstico; O fracasso escolar e suas implicações para a psicopedagogia. Métodos e técnicas de pesquisa aplicada a Psicopedagogia. Aspectos neurológicos dos problemas de aprendizagem. Práticas de atendimento psicopedagógico. Dificuldades de aprendizagem em Matemática. Aspectos afetivos e sociais da aprendizagem. CONSELHO MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO SUL. RESOLUÇÃO CME no 01/2019. Conselho Municipal de Santa Cruz do Sul. Orienta ae estabelece normas, através dos roteiros, para a elaboração e/ou revisão do Projeto Político-Pedagógico dos Estabelecimentos Educacionais do Sistema Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul. RESOLUÇÃO CME no 02/2019. Conselho Municipal de Santa Cruz do Sul. Estabelece normas, orientações e roteiros para elaboração e aprovação do Regimento Escolar dos Estabelecimentos Educacionais do Sistema Municipal de Educação e revoga as Resoluções no 03/2011/CME/SCS e no01/2012/CME/SCS. Métodos e Técnicas de Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica; aplicação de Teorias Clínicas Psicopedagógicas; integração e Filosofia Escolar; recursos Preventivos. Referência sugerida: Costin, Claudia. Psicopedagogia: A Intervenção Psicopedagógica na Dificuldade de Aprendizagem. São Paulo: Editora X, 2020. Barnes, Michael G. Psicopedagogia Clínica e Institucional. Rio de Janeiro: Editora Y, 2018. Tavares, Suely L. L. Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica. Porto Alegre: Editora Z, 2019. Saviani, Dermeval. Legislação e Políticas Educacionais. Campinas: Editora A, 2017. Libâneo, José Carlos; Almeida, Lúcia S. Fundamentos da Educação: Teorias e Concepções. São Paulo: Editora C, 2021. Ausubel, David Paul. Teorias da Aprendizagem e Desenvolvimento. Porto Alegre: Editora D, 2015. Santrock, John. Psicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência. Rio de Janeiro: Editora E, 2022. Palomares, Viviane. Psicodiagnóstico: Teorias e Práticas. São Paulo: Editora F, 2020. Moran, José; Ramalhete, Andréa. Metodologias Ativas para uma Educação Transformadora. Curitiba: Editora G, 2018. Perrenoud, Philippe. Práticas Pedagógicas e Didáticas. São Paulo: Editora H, 2019. Kandel, Eric J. Neurociência e Educação: O Papel do Cérebro na Aprendizagem. São Paulo: Editora I, 2020. Damasio, Antonio. Aspectos Neurológicos das Dificuldades de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Editora J, 2017. Sarmento, Ana Maria. Aspectos Sociais da Educação: Desafios e Perspectivas. Porto Alegre: Editora K, 2021. Fullan, Michael. Ética e Profissionalismo na Educação. Brasília: Editora L, 2018. Gouveia, Maria do Céu. Gestão Escolar: Teorias e Práticas. São Paulo: Editora M, 2019. Santaella, Lúcia. A Prática do Psicopedagogo na Instituição Escolar. Curitiba: Editora N, 2021.
Para que você receba o reembolso do valor investido é necessário enviar um e-mail, por meio da nossa Central de Ajuda, clicando na aba de "Contato", na parte superior do nosso site.
Feito isso, basta clicar em "Enviar uma solicitação" e, na página seguinte, selecionar a opção de "Cancelamento", como área de envio, e descrever sua solicitação.
A fim de otimizar seu atendimento, seguem algumas dicas: