Escolas Pedagógicas (Tradicional, tecnicista, crítico-social dos conteúdos, liberal e libertadora). Pensador da educação: Paulo Freire. Fundamentos filosóficos. Fundamentos históricos da educação: Concepções filosóficas da educação. Fundamentos didático-metodológicos da Educação: Tendências pedagógicas na prática escolar;
Pensadores da educação: Piaget, Vygotsky, Gardner. A proposta construtivista. Psicologia do desenvolvimento. Fundamentos psicológicos. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem; Psicologia da Educação;
Avaliação da aprendizagem. Avaliação;
Fundamentos sociológicos da educação. Relação entre educação, sociedade e cultura; A escola como instituição social;
Currículo e construção do conhecimento. Os projetos de trabalho: teoria e prática, interdisciplinaridade, globalização do conhecimento.
A relação professor/aluno;
Conhecimento sobre ciclos de formação.Reorganização do Ensino
Educação na Constituição Federal de 1988 205 a 214. Título VIII, Capítulo III, Seção I - Da Educação.
LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394/96 e alterações);
Base Nacional Comum Curricular;
Lei 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação – PNE e alterações.
Parâmetros Curriculares Nacionais;
Pensador da educação: Freud.
Educação especial. Inclusão (legislação)
Educação especial. Inclusão (AEE)
Planejamento; Projeto Político Pedagógico;
Pedagogia da inclusão (Diversidade)
Democratização do ensino.
Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90 e alterações)
Alfabetização e letramento: pressupostos teóricos e implicações pedagógicas no cotidiano escolar. Alfabetização e linguagem. Pensador da Educação: Emilia Ferreiro.
O ensino da língua portuguesa na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: discussões atuais (linguagem, língua, interação e enunciação).
O desenvolvimento da oralidade no cotidiano escolar: capacidades e estratégias metodológicas. A prática da leitura: objetivos e finalidades da leitura; aspectos indispensáveis à compreensão na leitura do texto; relação leitor/autor; diversidade textual e a prática pedagógica (tipologia, suportes e gêneros textuais).
A prática de produção de texto: condições de produção; finalidade da produção de texto; ortografia; revisão textual. A apropriação do sistema de escrita no cotidiano escolar: capacidades e estratégias metodológicas.
O trabalho com a literatura. Linguagem na escola;