Competências e habilidades propostas pela BNCC para a disciplina de língua portuguesa no ensino fundamental.
Teorias linguísticas e suas relações com o ensino e aprendizagem da língua portuguesa
Questões relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa
Estudos do letramento no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa.
Saberes e práticas voltados para o desenvolvimento de competências linguísticas: variação linguística, situação comunicativa, pressuposição,
Organização dos conteúdos de aprendizagem: o desenvolvimento de competências relacionadas à fala, à escuta e à leitura. Linguagem oral (escuta e leitura de textos)
Organização dos conteúdos de aprendizagem: o desenvolvimento de competências relacionadas à escrita. Linguagem escrita (produção de textos).
A prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa
O discurso como prática social: gêneros do discurso e ensino de língua. Saberes e práticas voltados para o desenvolvimento de competências linguísticas: inferência, intertextualidade. Análise de textos representativos de diferentes gêneros discursivos: editorial, notícia, reportagem, resenha, crônica, carta, propaganda, artigo de opinião, relatório, parecer, ofício etc.
Saberes e práticas voltados para o desenvolvimento de competências linguísticas: coesão lexical e conexão sintática.
Saberes e práticas voltados para o desenvolvimento de competências linguísticas: ambiguidade, ironia, figurativização, polissemia,