Teorias educacionais e teorias pedagógicas. A relação entre sociedade, educação e pensamento pedagógico brasileiro. Teorias pedagógicas e políticas educacionais. Tendências pedagógicas em educação.
Currículo: relação currículo, cultura e políticas curriculares. Teorias de currículo e práticas pedagógicas. Concepções de currículo e organização do currículo escolar da educação básica.
Didática e prática de ensino: materiais curriculares e recursos didáticos.
Formação inicial e continuada dos profissionais da educação. Formação docente.
Didática e prática de ensino: planejamento educacional
Função social do ensino e suas relações com o aprender e o ensinar. Gestão democrática e organização de sala de aula.
Políticas educacionais: relação entre Estado, sociedade e políticas educacionais.
As políticas educacionais e a construção da escola pública brasileira.(FNDE)
A organização e a estrutura da educação e sistemas de ensino no Brasil: políticas de acesso, inclusão e diversidade.
Financiamento da educação.
Tecnologias da informação e comunicação: as tecnologias de informação e comunicação e as práticas educativas. Uso das tecnologias, ensino e aprendizagem. Educação mediada por tecnologias
Lei Federal no 9.394/96 - LDB - Completa
Base Nacional Curricular Comum - BNCC: introdução e estrutura
Plano Nacional de Educação - Lei no 13.005/2014
DCNGEB: Resolução CNE/CEB no 4/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica;