Coleta de material biológico: Coleta de material biológico, utilizando-se de técnicas adequadas, conservação e transportar empregando os meios e instrumentos necessários. Utilização adequada de anticoagulantes e conservantes. Orientações sobre preparo de pacientes para coleta.
Técnicas e procedimentos gerais de laboratório: Manuseio e manutenção de equipamentos e acessórios de laboratório. Técnicas de microscopia.
Preparo de soluções e diluições. Unidades utilizadas em laboratório clínico.
Métodos analíticos de rotinas. Atribuições técnicas: Atividades padronizadas de laboratório – automatizadas ou técnicas clássicas.
Técnicas clássicas necessárias ao diagnóstico em Bioquímica I.
Técnicas clássicas necessárias ao diagnóstico em Bioquímica II.
Técnicas clássicas necessárias ao diagnóstico em Bioquímica III.
Técnicas clássicas necessárias ao diagnóstico em hematologia e coagulação. Conhecimento de hemograma. Técnicas de microscopia: preparo e leitura de lâminas de microscopia (parte I).
Técnicas clássicas necessárias ao diagnóstico em hematologia e coagulação. Conhecimento de hemograma. Técnicas de microscopia: preparo e leitura de lâminas de microscopia (parte II).
Técnicas clássicas necessárias ao diagnóstico em imunologia I.
Técnicas clássicas necessárias ao diagnóstico em imunologia II.
Técnicas clássicas necessárias ao diagnóstico em microbiologia. Plantio primário de amostras, execução de testes de isolamento de microrganismos, identificação e antibiograma.
Técnicas clássicas necessárias ao diagnóstico em urinálise. Exame físico, químico e sedimentoscopia da urina.
Técnicas clássicas necessárias ao diagnóstico em parasitologia. Pesquisa de sangue oculto.
4. Controle de qualidade na etapa analítica: Conhecimento de controle de qualidade nos processos laboratoriais. Noções sobre exatidão, precisão, sensibilidade e especificidade. Regras técnicas básicas para a qualidade, a confiabilidade e a segurança de resultados de exames. Calibração e controle das condições funcionais de equipamentos e aparelhos do laboratório.
Noções básicas de biossegurança e boas práticas de laboratório. Práticas de inativação de microrganismos, desinfecção e técnicas de assepsia.