Processo administrativo. Competências do administrador. Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle.
Teorias e escolas da administração
Instrumentos e metodologias organizacionais. Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Planejamento operacional (Parte I)
Instrumentos e metodologias organizacionais. Planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Planejamento operacional (Parte II)
Organização. Estrutura organizacional. Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo. Organização informal. Descentralização e delegação
Comportamento organizacional (Cultura e clima organizacional)
Instrumentos e metodologias organizacionais. Gestão e controle de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.
Instrumentos e metodologias organizacionais. Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Projetos e suas etapas.
Instrumentos e metodologias organizacionais. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade.
Comportamento organizacional (Trabalho em equipe)
Gestão de Pessoas: Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. Fundamentos, teorias e escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas. Função do órgão de recursos humanos.
Desempenho. Gestão de desempenho. Métodos de avaliação de desempenho: características, vantagens e desvantagens.
Desenvolvimento e capacitação de pessoal
Análise e descrição de cargos: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens.
Gerenciamento de conflitos
Gerenciamento de conflitos (Negociação)