Técnicas de coleta à vácuo, preparo do paciente para a coleta, conhecimento dos diversos materiais biológicos para análise, anticoagulantes, preparo da amostra através de centrifugação e aliquotagem, acondicionamento para transporte, recebimento e triagem das amostras. Interferências pré-analíticas e triagem de amostras.
Processos de análise laboratorial: microscopia ótica.
Processos de análise laboratorial: fotometria, precipitação e aglutinação, fracionamento, automação, imunoensaios.
Preparo de reagentes. Conversão de unidades.
Bioquímica clínica I: Realização de exames como: curva glicêmica e hemoglobina glicada, Eletroforese de proteínas, lipoproteínas. Dosagens de glicose, ureia, creatinina, colesterol total e frações, triglicerídeos, ácido úrico. Depuração da creatinina. Métodos manuais e automação.
Bioquímica clínica II: Realização de exames como: Dosagens de bilirrubina total e frações, ionograma.
Hematologia clínica I: Métodos de coloração. Confecção dos esfregaços de sangue. Estrutura da Hemoglobina e Hemoglobinas variantes.
Hematologia clínica II: Hemograma manual e por automação. Índices hematimétricos. Coloração e contagem de reticulócitos. Velocidade de Hemossedimentação. Exames de coagulação. Eletroforese de hemoglobina.
Imunologia Clínica I: Antígenos, anticorpos e interação antígeno-anticorpo “in vitro”.
Imunologia Clínica II: Exames de Imuno-hematologia. Parâmetros e controle de qualidade dos ensaios imunológicos. Amostras utilizadas. Fundamentos e interpretação das reações de precipitação, aglutinação, ensaios líticos, ensaios utilizando conjugados, testes rápidos, nefelometria e turbidimetria.
Imunologia Clínica III: Amostras utilizadas. Importância dos testes sorológicos nas análises clínicas. Fundamentos e interpretação das reações de precipitação, aglutinação, ensaios líticos, ensaios utilizando conjugados, testes rápidos, nefelometria e turbidimetria, aplicados às infecções bacterianas, virais, parasitárias, congênitas e transfusionais, bem como às doenças reumáticas, autoimunes e alérgicas. Testes treponêmicos e não treponêmicos para sífilis.
Microbiologia clínica I: Diferentes técnicas de semeadura para culturas de bactérias e fungos. Preparo e seleção de meios de cultura. Técnicas de coloração: Gram, Ziehl Neelsen, Albert Laybourn e Fontana-Tribondeau.
Microbiologia clínica II: Características morfotintoriais das bactérias. Técnicas de semeadura dos diversos materiais clínicos para isolamento bacteriano. Provas de identificação bacteriana e teste de sensibilidade a antibióticos. Exames para tuberculose.
Uroanálise: orientações de coleta, recebimento e acondicionamento das amostras. Preparo da amostra de urina para análise. Tiras reativas em uroanálises. Confecção e análise do sedimento urinário. Técnicas laboratoriais em uroanálises. Dosagens em urina de 24 horas.
Parasitologia clínica: Métodos do exame parasitológico de fezes para ovos, cistos e larvas. Pesquisa de sangue oculto nas fezes.
Controle de qualidade: interno e externo. Parâmetros para validação de um teste: sensibilidade, especificidade, eficiência, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo, precisão, acurácia ou exatidão e reprodutibilidade.
Biossegurança: cuidados com meio ambiente e saúde no trabalho, cuidados com descarte de material. Organização e comportamento laboratorial. Esterilização.
Coeficiente de variação. Desvio padrão. Média.