Parâmetros Curriculares Nacionais: diretrizes metodológicas para o ensino de Português
Concepções de língua, linguagem e gramática. Teorias e correntes da linguística (do final do século XIX à contemporaneidade). História da língua portuguesa e do português brasileiro. Concepções de língua, linguagem, sujeito, texto e sentido.
Abordagens linguística, epilinguística, metalinguística no ensino de língua
Modalidades oral e escrita da língua. Variação linguística, norma culta e prática pedagógica Norma linguística e políticas linguísticas. Variação sonora, lexical e morfossintática e mudança linguística do/no português brasileiro.
Noções de texto, estrutura, e progressão textuais. Gêneros discursivos e gêneros textuais.
Morfossemântica da/na língua portuguesa. Interface semântica/pragmática, produção e efeitos de sentido
Morfossintaxe da/na língua portuguesa.
A literatura e sua teoria. Literatura como prática e como instituição. Teoria da Literatura: objeto, proposições e fronteiras. A questão dos gêneros: A base aristotélica: dramático e épico. Mimesis e verossimilhança. Concepções modernas sobre os gêneros. Os elementos do texto literário: Ficção e não-ficção. Autor, narrador, eu poético, personagem. Leitor e narratário. Espaço e tempo. Textos, contextos e intertextos.