O Ensino da Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular.
Concepções de Língua-Linguagem como Discurso e Processo de Interação: Conceitos Básicos de Dialogismo, Polifonia, Discurso, Enunciado, Enunciação,
A Norma Padrão e as outras Variedades Lingüísticas; Linguagem Oral e Linguagem Escrita: - Relações entre Fala e Escrita: Perspectiva não dicotômica. - Relações de Independência, de Dependência e de Interdependência;
Texto, Gêneros Discursivos; Intertextualidade, Inferências, Compreensão de Textos
Oralidade: Concepção, Gêneros Orais, Oralidade e Ensino de Língua, Particularidades do Texto Oral; Leitura: Concepção, Gêneros, Papel do Leitor, Diferentes Objetivos da Leitura, Formação do Leitor Crítico. O Ensino de Leitura: - Estratégias de Leitura.
Escrita: Produção de Texto na Escola, Papel do Interlocutor, Contexto de Produção, Gêneros da Escrita, O Trabalho da Análise e Revisão de Reescrita de Textos;
Fatores Lingüísticos e Discursivos da Escrita (coesão e coerência). Os Efeitos do Sentido Provocados pelos Elementos Lingüísticos
Literatura e Ensino, Análise da Natureza Estética do Texto Literário;