Prefeitura de Princesa Isabel-PB (Professor Fundamental I) Didática - 2024 (Pós-Edital)

Aula demonstrativa disponível
Download liberado

Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma.
Não aborda: Pesquisa em Didática. Etapas da pesquisa educacional: definição do problema, revisão de
literatura, metodologia, coleta e análise de dados. Ética na pesquisa educacional. Publicação e
Disseminação de Resultados: Redação científica e formatação de artigos. Apresentação de
resultados em eventos acadêmicos; Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Pesquisa e publicação científica. Bem-estar e Saúde Mental do Educador: Estratégias de autocuidado e gestão do estresse. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apoio psicológico e redes de
suporte; Princípios Éticos e Legais na Educação: Código de Ética do Educador. Direitos e deveres dos educadores e alunos. Princípios de bioética na educação. Sociointeracionismo: Teoria da aprendizagem social (Bandura). Humanismo: Teoria da autoatualização (Maslow). Método socrático: diálogo e questionamento. Ensino direto e instrução programada. Metodologias Ativas de Ensino: Aprendizagem baseada em problemas (PBL): definição, etapas e aplicação. Aprendizagem por projetos: conceitos, planejamento e execução. Ensino híbrido e sala de aula invertida: conceitos, benefícios e desafios. Gamificação na educação: princípios, técnicas e exemplos práticos. Aprendizagem baseada em competências: desenvolvimento e avaliação de competências. Tecnologias Educacionais: Uso de recursos digitais na educação: lousa digital, aplicativos educacionais, plataformas de ensino a distância. Realidade aumentada e virtual na educação. Inteligência artificial e aprendizado adaptativo. Rubricas e matrizes de avaliação. Feedback e Reajuste do Ensino: Importância do feedback na aprendizagem. Técnicas de feedback
construtivo. Uso dos resultados da avaliação para o planejamento e reajuste do ensino. Gestão da Sala de
Aula. Ambiente de Aprendizagem: Organização física da sala de aula. Clima escolar: relações interpessoais
e motivação. Gestão de conflitos e disciplina. Dinâmicas de Grupo e Trabalho Colaborativo: Técnicas de
dinâmicas de grupo. Aprendizagem cooperativa e trabalho em equipe. Estratégias para promover a
participação ativa dos alunos. 7. Desafios e soluções para uma educação equitativa. Psicopedagogia na
Didática. Relação entre Psicopedagogia e Didática: Conceitos básicos de psicopedagogia. Aplicação de
conhecimentos psicopedagógicos na prática docente. Intervenções psicopedagógicas no contexto
escolar. 9. Inovação e Tendências em Didática. Educação 4.0: Conceito e características da Educação 4.0. Competências para o século XXI. Personalização da aprendizagem através da tecnologia. Neurociência e
Educação: Princípios básicos da neurociência aplicados à educação. Processos neurobiológicos da
aprendizagem. Estratégias didáticas baseadas no funcionamento do cérebro. Design Thinking na
Educação: Conceito e etapas do design thinking. Aplicação do design thinking no desenvolvimento de
projetos educacionais. Inovação pedagógica e resolução de problemas. Planos Municipais e Estaduais de
Educação. Disseminação de boas práticas e inovação pedagógica. Desenvolvimento Pessoal e Profissional
do Educador. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com alunos, pais e equipe
multidisciplinar.

Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 290,00
ou 12x de R$ 24,17
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 20/10/2024
Acesso até: 20/03/2025
Carga Horária
51 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Origens da didática: desenvolvimento histórico e principais pensadores (Rousseau, Pestalozzi, Dewey) - Tendências Pedagógicas para o professor
Disponível em 29/07/2024
Fundamentos da Didática. História e Evolução da Didática: Origens da didática: desenvolvimento histórico e principais pensadores (Comenius). Evolução das práticas didáticas ao longo do tempo. Didática no contexto contemporâneo: desafios e tendências. 4. Metodologias e Técnicas de Ensino. Métodos Tradicionais de Ensino: Aula expositiva: características, vantagens e limitações.
Disponível em 29/07/2024
Teorias de Aprendizagem. Comportamentalismo: Condicionamento clássico (Pavlov) e operante (Skinner). Aplicações do comportamentalismo na sala de aula. Cognitivismo: Teoria do processamento da informação. Aprendizagem significativa (Ausubel). Desenvolvimento cognitivo (Piaget). Zona de desenvolvimento proximal e mediação (Vygotsky). Aprendizagem cooperativa e colaborativa. Aprendizagem experiencial (Rogers). Educação personalizada e centrada no aluno. Construtivismo: Teorias de Piaget e Vygotsky. Aprendizagem ativa e construção do conhecimento. Papel do educador como mediador. Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo (Piaget, Vygotsky). Funções executivas e seu impacto na aprendizagem. Estratégias para desenvolvimento de habilidades cognitivas.(Psicologia da Educação - aprofundamento)
Disponível em 04/08/2024
Avaliação da Aprendizagem. Concepções de Avaliação: Avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Avaliação mediadora e participativa. Critérios e instrumentos de avaliação. Técnicas e Instrumentos de Avaliação: Provas e testes: elaboração, aplicação e análise. Avaliação por portfólio. Autoavaliação e avaliação entre pares.
Disponível em 04/08/2024
Currículo Escolar: Concepções de currículo: tradicional, crítico, integrado. Organização e desenvolvimento curricular. Interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos.
Disponível em 04/08/2024
Formação continuada e atualização profissional (Formação de professores).
Disponível em 28/07/2024
Metodologia de Pesquisa Educacional: Tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, mista. Pesquisa-Ação: Conceito e características da pesquisa-ação. Aplicação da pesquisa-ação na prática docente. Benefícios e desafios da pesquisa-ação.
Disponível em 10/08/2024
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Disponível em 10/08/2024
Planejamento e Organização do Ensino. Planejamento Educacional: Conceitos de planejamento de ensino: importância e tipos. Elaboração de planos de aula: objetivos, conteúdos, métodos, recursos e avaliação. Projetos pedagógicos: desenvolvimento, implementação e avaliação. Planejamento participativo e colaborativo.
Disponível em 10/08/2024
Políticas de financiamento e gestão da educação (FUNDEB)
Disponível em 10/08/2024
Educação a distância (EaD): modalidades, ferramentas e desafios.
Disponível em 10/08/2024
Inclusão e Diversidade na Educação. Educação para a Diversidade: Educação étnico-racial. Gênero e sexualidade na educação.
Disponível em 10/08/2024
Educação Inclusiva: Conceitos e princípios da educação inclusiva. Políticas públicas e legislação sobre inclusão escolar.
Disponível em 10/08/2024
Práticas pedagógicas inclusivas: adaptação curricular, recursos de acessibilidade.
Disponível em 10/08/2024
Políticas de ações afirmativas
Disponível
Educação na Constituição Federal (Artigos 205 a 214);
Disponível
Lei Federal no 9.394/96 - LDB - Completa
Disponível
Base Nacional Curricular Comum - BNCC: introdução e estrutura
Baixar
Disponível em 25/07/2024
Plano Nacional de Educação - Lei no 13.005/2014