Conceitos Introdutórios de administração
Evolução do pensamento administrativo. Abordagens clássica, humanista, burocrática, sistêmica e contingencial.
Os estudos de estratégia e seu impacto nas organizações contemporâneas. Administração Estratégica. Balanced Scorecard (BSC) – principais conceitos, aplicações, mapa estratégico, perspectivas, temas estratégicos, objetivos estratégicos, relações de causa e efeito, indicadores, metas, iniciativas estratégicas. Referencial Estratégico das Organizações. Análise de ambiente interno e externo. Ferramentas de análise de ambiente: análise SWOT, análise de cenários, matriz GUT. Negócio, missão, visão de futuro, valores. Estratégias emergentes. Análise das 5 forças de Porter. Recursos e capacidades. Diversificação. Matriz BCG. Estratégias competitivas genéricas (Parte I)
Os estudos de estratégia e seu impacto nas organizações contemporâneas. Administração Estratégica. Balanced Scorecard (BSC) – principais conceitos, aplicações, mapa estratégico, perspectivas, temas estratégicos, objetivos estratégicos, relações de causa e efeito, indicadores, metas, iniciativas estratégicas. Referencial Estratégico das Organizações. Análise de ambiente interno e externo. Ferramentas de análise de ambiente: análise SWOT, análise de cenários, matriz GUT. Negócio, missão, visão de futuro, valores. Estratégias emergentes. Análise das 5 forças de Porter. Recursos e capacidades. Diversificação. Matriz BCG. Estratégias competitivas genéricas (Parte II)
A organização e suas dimensões estruturais e dinâmicas.
Pessoas: alocação, comando, autonomia. Coordenação: necessidade, problemas, métodos. Liderança. Natureza da liderança. Estilos de liderança e situações de trabalho.
Comunicação organizacional. Habilidades e elementos da comunicação.
Indicadores de desempenho. Tipos de indicadores. Variáveis componentes dos indicadores (Controle)
Cultura organizacional para a gestão por processo. (Cultura Organizacional)
Mudança Organizacional: forças internas e externas. Processo de mudança: o papel do agente e métodos de mudança.
Ferramentas de análise organizacional (Diagrama de Árvore). Decisão. A organização e o processo decisório. O processo racional de solução de problemas. Fatores que afetam a decisão. Tipos de decisões.
Gestão por Processos. Fundamentos da gestão por processo: conceito. Gestão funcional e gestão por processos: vantagens comparativas. Linguagem da gestão por processo. Acompanhamento e controle de processos. Cultura organizacional para a gestão por processo.
Gestão de Projetos. Conceitos de gerenciamento de projetos. Ciclo de vida de um projeto. Noções gerais do PMBOK. Áreas de gerenciamento de projetos. Conceitos e funções de ferramentas de auxílio de gerência de projetos: PERT, COM e Diagrama de Gantt.
Administração da Qualidade. O ciclo do planejamento (PDCA). Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) – principais conceitos, aplicações, diretriz, objetivos, meta, ação. Análise e melhoria de processos. Ferramentas de análise organizacional (Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto, Histograma, Estratificação, Diagramas de Dispersão)
Comportamento humano nas organizações (Trabalho em equipe)
Pessoas: desempenho. Desempenho.
Gestão de pessoas por competências.
Organizações como comunidades de conhecimento. Gestão do conhecimento.
Comportamento humano nas organizações (Gestão de Conflitos)
Comportamento humano nas organizações (Negociação)
Gestão para Resultados (Empreendedorismo Governamental)