Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma.
Não será abordado: Conceitos básicos: Diagnóstico Psicopedagógico: Instrumentos: Testes psicológicos, entrevistas, observação, análise de produções escolares. Análise de dados: Interpretação dos resultados dos instrumentos utilizados. Hipóteses diagnósticas: Formulação de hipóteses sobre as causas das dificuldades de aprendizagem. Relatório psicopedagógico: Elaboração de um documento claro e conciso com os resultados do diagnóstico. Intervenção Psicopedagógica: Planejamento terapêutico: Definição de objetivos, estratégias e recursos. Técnicas e recursos: Jogos, atividades lúdicas, materiais didáticos, etc. Acompanhamento e avaliação: Monitoramento do progresso do aluno e ajustes no plano terapêutico. Neuropsicopedagogia: Atendimento a pessoas com transtornos neurológicos que afetam a aprendizagem. Legislação específica: leis que regulamentam a atuação do psicopedagogo. Temas Transversais: Inclusão: Atendimento a alunos com necessidades especiais. Diversidade: Respeito às diferenças individuais e culturais. Família: Importância da participação da família no processo terapêutico. Escola: Parceria com a escola para promover a aprendizagem do aluno. Conteúdos Específicos (de acordo com a vaga) Altas habilidades/superdotação: Identificação e atendimento. Matemática: Dificuldades na aprendizagem de matemática.
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