Competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental para a disciplina de Língua Portuguesa.
As tecnologias da comunicação e de informação no ensino da Língua Portuguesa. Hipertexto.
Variação linguística e preconceito linguístico, observando os níveis de linguagem presentes em gêneros textuais
Gêneros Textuais. Identificação dos gêneros. A função social do uso dos gêneros. Ideia principal. Detalhes de apoio. Compreensão textual versus interpretação textual. Compreensão interpretativa. Propósito do autor. Informações implícitas. Distinção entre fato e opinião. Organização retórica: generalização, exemplificação, descrição, definição, exemplificação/especificação, explanação, classificação e elaboração. Seleção de inferência: compreensão crítica. Confronto de diferentes gêneros identificando as semelhanças e diferenças.
Condições de textualidade. Fatores constitutivos de relevância: coerência e coesão Ideia de coerência. Relações de causa e efeito. Sequência temporal. Sequência espacial. Relações de comparação e contraste. Relações coesivas: referência, substituição, elipse e Repetição. Indícios contextuais: definição, exemplos, recolocação, estruturas paralelas, conectivos, repetição de palavras-chave. Uso do vocábulo, quanto ao seu valor e significação dentro do texto.
Recursos estilísticos. Relações de sentido entre palavras: sinonímia/antonímia, hiperonímia/hiponímia, campo semântico
Relações contextuais e intertextuais entre gêneros textuais, épocas, autores e mídias na literatura brasileira. A linguagem literária. Elementos da teoria literária (narrador, personagens, tempo etc.) em produções artísticas de diferentes momentos históricos e tendências culturais, mediante análise de textos e obras no Brasil
Uso de estruturas nominais: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, advérbios e interjeições. Colocação como fatores de modificação e geração de sentido do texto
Uso de estruturas nominais e verbais: preposições e conjunções.
Uso de estruturas nominais: pronomes. Colocação pronominal.
Uso de estruturas nominais: e verbais: verbos. Tempos e modos verbais.
Classes de palavras: verbos. Correlação e vozes verbais.
Descrição linguística aplicada ao texto: morfemas. Estrutura e formação de palavras.
Descrição linguística aplicada ao texto: orações, sintagmas. Sintaxe (termos da oração).
Descrição linguística aplicada ao texto: orações, sintagmas. Sintaxe (processos de coordenação e subordinação).