Tendências pedagógicas no Brasil e a didática. Aspectos fundamentais da Pedagogia. Maria Montessori. Paulo Freire. Principais teóricos e as bases fi losó fi cas e sociológicas para educação brasileira: Dermeval Saviani, Anísio Teixeira, Paulo Freire.
Papel da didática na formação de educadores. A revisão da didática. O processo de ensino. Os componentes do processo didático: ensino e aprendizagem. Didática e Metodologia. A importância da teoria e da prática como integrantes do processo de re fl exão.
Disciplina, uma questão de autoridade ou de participação?. O relacionamento na sala de aula. Relações professor-aluno: a atuação do professor como incentivador e aspectos socioemocionais
O currículo e seu planejamento. Teorias do currículo. As concepções curriculares e suas implicações na formação do sujeito-cidadão.
O processo de ensinar e aprender. Psicologia do desenvolvimento infantil. Piaget. Vygotsky. Wallon. Howard Gardner e as inteligências múltiplas. Aspectos e etapas do desenvolvimento infantil. Psicologia da aprendizagem. Dimensões do processo de aprendizagem. O atual contexto social e cultural e suas implicações para a educação. Psicologia da educação - teorias do desenvolvimento e da aprendizagem: concepções de Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel. A mediação no processo de ensino e aprendizagem.
O compromisso social e ético dos professores.
Avaliação da aprendizagem. Funções da avaliação. Princípios da avaliação. Avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Perspectivas da avaliação institucional no ambiente escolar.
Superação da reprovação escolar (ciclos)
O professor: formação e pro fi ssão. Formação continuada dos professores;
Educação, escola, professores e comunidade
Acesso, permanência com sucesso do aluno na escola.
Financiamento da Educação
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n.o 9.394/96, de 20/12/96. Do Ensino Fundamental. Da Educação de Jovens e Adultos
Base Nacional Comum Curricular
Educação na CF 88 - arts. 205 a 214.
Temas contemporâneos: bullying