BNCC (Base Nacional Comum Curricular): competências e habilidades de Língua Portuguesa
Registros de linguagem. Funções da linguagem. Elementos dos atos de comunicação
Interpretação e compreensão de texto. Organização estrutural dos textos. Intertextualidade. Modos de organização discursiva: descrição, narração, exposição, argumentação e injunção; características específicas de cada modo. Tipos textuais: informativo, publicitário, propagandístico, normativo, didático e divinatório; características específicas de cada tipo. Textos literários e não literários.
Marcas de textualidade: coesão, coerência
Semântica: sentido próprio e figurado; antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos. Polissemia e ambiguidade.
Periodização da literatura brasileira; estudo dos principais autores dos estilos de época.
Classes de palavras: os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, advérbios e interjeições.
Classes de palavras: os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de conjunções e preposições.
Classes de palavras: os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de pronomes.
Classes de palavras: os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de verbos. Tempos e modos verbais
Classes de palavras: os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de verbos. Correlação e vozes verbais.
Estrutura e formação de palavras. Formas de abreviação.
Organização sintática das frases: termos e orações. Ordem direta e inversa (termos da oração).
Organização sintática das frases: termos e orações (processos de coordenação e subordinação).
Pontuação e sinais gráficos.
Tipologia da frase portuguesa. Estrutura da frase portuguesa: operações de deslocamento, substituição, modificação e correção. Problemas estruturais das frases (Coesão e coerência).
Os dicionários: tipos; a organização de verbetes. Vocabulário: neologismos, arcaísmos, estrangeirismos; latinismos.