Não aborda:
1. Formação docente. 1.1. Saberes do professor para a docência de Matemática na Educação Básica. 1.2. Formação continuada de professores de Matemática. 2. Currículo de Matemática. 2.1. Os documentos oficiais e a discussão sobre eles: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): objetivos e fundamentos pedagógicos do ensino de Matemática, suas competências e habilidades. 2.2. Concepções e perspectivas sobre currículo. 2.3. Relação entre currículo e as perspectivas de educação matemática. 2.4. Relação entre currículo e avaliação de larga escala. 3. Investigação matemática. 3.1. Investigar em Matemática. 3.2. Aula investigativa. 4. Análise de erros. 4.1. O erro na aula de Matemática. 4.2. O uso da análise de erro no ensino de Matemática. 5. Estratégias de ensino. 5.1. Jogar e brincar como estratégia de ensino. 5.2. Uso de tecnologias digitais em sala de aula. 5.3. Modelagem matemática na sala de aula. 6. Avaliação. 6.1. Avaliação tradicional e Avaliação formativa. 6.2. Avaliação e o planejamento da atividade docente. 6.3. A avaliação de larga escala e a Educação Básica. 7. Aprendizagem ativa. Avaliação da Aprendizagem: avaliações internas e externas. Base Nacional Comum Curricular. Currículo e Planejamento na Escola. Referenciais Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Gestão democrática na escola. Interação família e escola. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Planejamento do ensino. Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar. Referenciais Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros. 8. Fundamentos da Educação: concepções e tendências pedagógicas contemporâneas; relações socioeconômicas e político-culturais da educação; educação em direitos humanos, democracia e cidadania; a função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Didática e organização do ensino. Saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem. Novas tecnologias da informação e comunicação, e suas contribuições com a prática pedagógica. Projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino. Gestão escolar democrática e participativa; aplicações na informática. Ensino de Matemática: modelagem matemática, resolução de problemas, história da Matemática, jogos e ensino de Matemática, Etnomatemática, tecnologias no ensino da Matemática. Conteúdos disponíveis no curso LEGISLAÇÃO (NÍVEL SUPERIOR):
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