BNCC (Base Nacional Comum Curricular): competências e habilidades de Língua Portuguesa
Aprendizagem ativa. Avaliação da Aprendizagem: avaliações internas e externas
Registros de linguagem. Funções da linguagem. Elementos dos atos de comunicação. a norma-padrão e as outras variedades linguísticas.
conceitos básicos de dialogismo, polifonia, discurso, enunciado, enunciação, texto, gêneros discursivos.
Análise linguística: o texto (oral e escrito) como unidade privilegiada na análise-reflexão da língua(gem), os efeitos do sentido provocados pelos elementos linguísticos
Interpretação e compreensão de texto. A intencionalidade discursiva. Organização estrutural dos textos. Intertextualidade. Modos de organização discursiva: descrição, narração, exposição, argumentação e injunção. Tipos textuais: informativo, publicitário, propagandístico, normativo, didático e divinatório. intertextualidade, inferências
Marcas de textualidade: coesão, coerência
Oralidade: concepção, gêneros orais, oralidade e ensino da língua, particularidades do texto oral. Leitura: concepção, gêneros, papel do leitor, diferentes objetivos da leitura, formação do leitor crítico,
Escrita: produção de texto na escola, papel do interlocutor, contexto de produção, gêneros da escrita, fatores linguísticos e discursivos da escrita, o trabalho da análise e revisão de reescrita de textos
Semântica: sentido próprio e figurado; antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos. Polissemia e ambiguidade.
Literatura: conceituação de texto literário literatura e ensino, análise da natureza estética do texto literário
gêneros literários; periodização da literatura brasileira; estudo dos principais autores dos estilos de época.