Fonética: acento tônico, sílaba, sílaba tônica. ortoépia e prosódia. Ortografia: divisão silábica. acentuação gráfica. correção ortográfica.
Classes de palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, advérbios e interjeições. Flexões nominais.
Classes de palavras: preposições e conjunções.
Classes de palavras: pronomes. Colocação de pronomes: próclise, mesóclise, ênclise (em relação a um ou a mais de um verbo).
Classes de palavras: verbos. Flexões verbais.
Classes de palavras: verbos. Correlação e vozes verbais.
Morfologia: estrutura dos vocábulos: elementos mórficos. processos de formação de palavras: derivação, composição e outros processos.
Sintaxe: teoria geral da frase e sua análise: frase, oração, período, funções sintáticas.
Sintaxe (período composto).
Pontuação: emprego dos sinais de pontuação
Concordância verbal e nominal.
Regência nominal e verbal, crase.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando: o contexto e/ou universo temático e/ou a estrutura morfológica da palavra (radical, afixos e flexões). Relacionar informações constantes do texto com conhecimentos prévios, identificando situações de ambiguidade ou de ironia, opiniões, valores implícitos e pressuposições. Semântica: antônimos, sinônimos, homônimos e parônimos. Denotação e conotação. Figuras de linguagem.
Leitura, compreensão e interpretação de textos de natureza diversa: descritivo, narrativo, dissertativo, e de diferentes gêneros, como, por exemplo, crônica, notícia, reportagem, editorial, artigo de opinião, texto argumentativo, informativo, normativo, charge, propaganda, ensaio, etc. Identificar informações no texto; relacionar uma informação do texto com outras informações oferecidas no próprio texto ou em outro texto. Relacionar uma informação do texto com outras informações pressupostas pelo contexto. Analisar a pertinência de uma informação do texto em função da estratégia argumentativa do autor Depreender de uma afirmação explícita outra afirmação implícita. Identificar a ideia central de um texto. Estabelecer relações entre ideia principal e ideias secundárias. Relacionar, na análise e compreensão do texto, informações verbais com informações de ilustrações ou fatos e/ou gráficos ou tabelas e/ou esquemas.