Psicologia da educação: Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem; O papel dos vínculos afetivos na aprendizagem; Bases psicológicas da educação.
Teorias pedagógicas: Teorias educacionais; Tendências pedagógicas; Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas.
Currículo escolar: Teorias curriculares (clássicas, modernas, pós-modernas), dimensões e eixos fi losó fi cos; Interdisciplinaridade e transversalidade no currículo e na prática pedagógica; Currículo atualizado nos moldes da BNCC e construção do conhecimento;
O processo de Alfabetização e Letramento; A Psicogênese da Língua escrita;
Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação.
Bullying, perturbação e intimidação no ambiente escolar.
Ética no contexto pedagógico.
Didática: Didática e prática histórico – social; A didática na formação do professor.
Funções da avaliação escolar e a análise de resultados; Práticas avaliativas: sujeitos, objetos e métodos de avaliação. A avaliação como parte integrante do processo de ensino - aprendizagem
Metodologias ativas de ensino.
Educação na Constituição Federal ( Artigos 205 a 214);
Lei Federal nº 9.394/96 - LDB - Completa
Plano Nacional de Educação - Lei nº 13.005/2014
DCNGEB: Resolução CNE/CEB nº 4/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica;
Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e Diretrizes, Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
Base Nacional Curricular Comum - BNCC: introdução e estrutura
Parâmetros Nacionais de qualidade para a Educação Infantil
DCN-ReR e HCA RESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Gestão educacional decorrente da concepção do projeto político- pedagógico
Tecnologias educacionais: As tecnologias da comunicação e informação nas práticas educacionais
A educação na era digital. A inclusão digital.
Função sociocultural da escola; Escola: comunidade escolar e contextos institucionais e socioculturais
Pesquisa educacional: O papel da pesquisa na formação do professor; Pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e aprender
Fundamentos Legais da Educação Inclusiva
As instâncias colegiadas na escola: organização, objetivos e funções.
O papel do pedagogo na organização do trabalho escolar.