Concepções de língua-linguagem como discurso e processo de interação: conceitos básicos de dialogismo, polifonia, discurso, enunciado, enunciação,
Análise linguística: o texto (oral e escrito) como unidade privilegiada na análise-reflexão da língua(gem),
a norma padrão e as outras variedades linguísticas; Linguagem oral e linguagem escrita: relações entre fala e escrita: perspectiva não dicotômica.
Texto, gêneros discursivos e textuais. Compreensão de textos
Textualidade: os efeitos do sentido provocados pelos elementos linguísticos
Coesão e coerência: os efeitos do sentido provocados pelos elementos linguísticos
Oralidade: concepção, gêneros orais, oralidade e ensino de língua, particularidades do texto oral; Leitura: concepção, gêneros, papel do leitor, diferentes objetivos da leitura, formação do leitor crítico, intertextualidade, inferências, literatura e ensino, análise da natureza estética do texto literário; O ensino de leitura: estratégias de leitura.
Escrita: produção de texto na escola, papel do interlocutor, contexto de produção, gêneros da escrita, fatores linguísticos e discursivos da escrita, o trabalho da análise e revisão de reescrita de textos;