Lei Federal no 9.394/96 - LDB - Completa
Base Nacional Curricular Comum - BNCC: introdução e estrutura
BNC-Formação inicial e continuada
Livro de Educação de jovens e adultos (EJA): conceitos básicos, normativos e diretrizes.
Noções de Educação ambiental - Diretrizes
Educação do Campo: Escolar indígena e quilombola
DCN-ReR e HCA - RESOLUÇÃO No 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana..
Teorias Educacionais e concepções de educação e escola. História e Filosofia da Educação.Tendências Educacionais na sala de aula. Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas.Educação Dialógica. Educação como prática social.
Projeto Político Pedagógico. Gestão Democrática na escola: a construção do PPP.
A metodologia dos projetos didáticos.
Avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Avaliação educacional e institucional, diagnóstica e formativa.
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no contexto educacional.
Psicologia da Educação.Teorias da Aprendizagem (Piaget, Vygostky, Wallon e Ausubel).Processo de ensino e aprendizagem. A análise de erros numa perspectiva de orientação/reorientação do ensino.Desenvolvimento psicológico do ser humano: aspectos afetivos, sociais e cognitivos.
Organização curricular. Currículo e didática. A metodologia dos projetos didáticos.
O compromisso social do educador.
A especificidade do pedagogo: saberes pedagógicos e atividade docente (Didática)
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). - Ensino de Ciências.