Competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental para a disciplina de Língua Portuguesa
As tecnologias da comunicação e de informação no ensino da Língua Portuguesa. Hipertexto. A linguagem virtual mediante a visão da Semiótica.
Variação linguística e preconceito linguístico, observando os níveis de linguagem
Compreensão textual versus interpretação textual. Compreensão interpretativa. Propósito do autor. Informações implícitas. Distinção entre fato e opinião. Organização retórica: generalização, exemplificação, descrição, definição, exemplificação/especificação, explanação, classificação e elaboração. Seleção de inferência: compreensão crítica. . Gêneros Textuais. Identificação dos gêneros. A função social do uso dos gêneros. Confronto de diferentes gêneros identificando as semelhanças e diferenças
Condições de textualidade
Relações de Coerência. Relações de causa e efeito. Sequência temporal. Sequência espacial. Relações de comparação e contraste. Relações coesivas: referência, substituição, elipse e Repetição. Indícios contextuais: definição, exemplos, recolocação, estruturas paralelas, conectivos, repetição de palavras-chave.
Recursos estilísticos. Relações de sentido entre palavras: sinonímia/antonímia, hiperonímia/hiponímia, campo semântico
Concordância como fator de modificação e geração de sentido do texto
Regência como fator de modificação e geração de sentido do texto
Teoria literária. Linguagem literária
Uso de estruturas verbais e nominais. Classes de palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, advérbios e interjeições.
Uso de estruturas verbais e nominais. Classes de palavras: preposições e conjunções.
Uso de estruturas verbais e nominais. Classes de palavras: pronomes.
Uso de estruturas verbais e nominais. Classes de palavras: verbos. Tempos e modos verbais.
Descrição linguística aplicada ao texto: Morfemas (estrutura e formação de palavras)
Descrição linguística aplicada ao texto: orações, sintagmas, palavras (termos da oração). Descrição linguística aplicada ao texto: orações, sintagmas, palavras (processos de coordenação e subordinação).
Uso do vocábulo, quanto ao seu valor e significação dentro do texto (Semântica).