O compromisso ético e social do educador.
Relação entre educação, escola e sociedade: concepções de Educação e de Escola.
A integração entre educar e cuidar na Educação Básica (Infância).
Currículo e cultura: visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Currículo: a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade. Currículo, conhecimento e processo de aprendizagem: as tendências pedagógicas na escola. Currículo na Educação Básica: a função da competência leitora e o desenvolvimento dos saberes escolares das diversas áreas de conhecimento. Currículo em ação: planejamento, seleção, contextualização e organização dos diversos tipos de conteúdos; o trabalho por projetos.
A avaliação mediadora e a construção do conhecimento: acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem. A mediação do professor, dialogal e problematizadora, no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno;
A inerente formação continuada do educador.
Educação na CF BRASIL. Constituição Federal/88 – artigos 205 a 214.
LDB BRASIL. Lei Federal no 9.394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).
DCNGEB BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.
DCNEF BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.
Políticas de Educação Especial
Gestão democrática: a participação como princípio.
Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, o planejamento e a implementação das ações educativas da escola.
Lei Federal no 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente
A educação escolar e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Editora Cortez, 2003, capítulo III, da 4a Parte.