Fundamentos filosóficos e pedagógicos da Educação: Relação entre Sociedade, Escola, Conhecimento e Qualidade de Vida. A educação na perspectiva de Paulo Freire;As diferentes tendências pedagógicas no Brasil;
Fundamentos psicológicos e pedagógicos da Educação: Relação entre Sociedade, Escola, Conhecimento e Qualidade de Vida. O processo ensino- aprendizagem: concepções e teorias da aprendizagem.
Fundamentos socioculturais da Educação: Relação entre Sociedade, Escola, Conhecimento e Qualidade de Vida. Relações entre educação, desigualdade social e cidadania (Sociologia da Educação).
Avaliação. O Currículo e a avaliação: as dimensões da avaliação institucional e do processo de ensino-aprendizagem;
A interação pedagógica na sala de aula: o aluno e o professor
O Currículo: diferentes concepções e respectivas implicações para a construção e reconstrução da proposta pedagógica da escola. O currículo como desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas, sociais e de competências necessárias à leitura crítica de mundo, à disciplina autônoma e à convivência ética. Relação entre Conhecimento e Vida: o processo de construção e reconstrução curricular coerente com a concepção interdisciplinar do conhecimento,
O trabalho coletivo dos professores e sua formação continuada intra e extra escolar, tendo em vista o aperfeiçoamento desses profissionais;
Educação na CF: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil – Artigos 205 a 214.
LDB: BRASIL. Lei Federal no 9.394/1996 e alterações – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, 1996.
BRASIL. Lei Federal no 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação.
Modalidades de Educação - Livro Especial: Diretrizes e Fundamentos Legais da educação básica e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação especial, educação indígena, educação quilombola e educação profissional.
A educação e a diversidade cultural
Visões da função social da escola e suas implicações educacionais.
Projeto Político Pedagógico e Planejamento Escolar
As concepções de organização e gestão escolar.
A concepção de gestão democrática envolvendo a participação de todos os profissionais que atuam na escola e a da comunidade dessa unidade de ensino
Lei Federal no 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
Políticas da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
A dimensão cooperativa e integradora da ação supervisora da coordenação pedagógica de sistema, nos espaços intra e interescolares, e sua dimensão mediadora na construção da identidade e no fortalecimento da autonomia da escola
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.