Prefeitura de Itatiba-SP (Coordenador Pedagógico) Conhecimentos Específicos - 2025 (Pós-Edital)

Aula demonstrativa disponível
Download liberado

Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma. E não aborda as referências bibliográficas do Edital. E este curso não aborda as referências bibliográficas em sua integralidade.

 

Não aborda:

  • Princípios, normas legais e Diretrizes curriculares da Educação Básica, da escola que a desenvolve de forma inclusiva e do sistema de ensino; A interação pedagógica na sala de aula: os tempos, os espaços e os conteúdos escolares. Relação entre Conhecimento e Vida: o processo de construção e reconstrução curricular coerente com a abordagem pedagógica transversal de conteúdos e com as novas tecnologias da informação e da comunicação;; Políticas Públicas Estaduais e Municipais na área da educação; BRASIL. Parecer CNE/CEB no 20/2009 – Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 490,00
ou 12x de R$ 40,83
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 06/07/2025
Acesso até o dia da prova.
Carga Horária
101 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Disponível
Fundamentos psicológicos e pedagógicos da Educação: Relação entre Sociedade, Escola, Conhecimento e Qualidade de Vida. O processo ensino- aprendizagem: concepções e teorias da aprendizagem.
Baixar
Disponível
Fundamentos socioculturais da Educação: Relação entre Sociedade, Escola, Conhecimento e Qualidade de Vida. Relações entre educação, desigualdade social e cidadania (Sociologia da Educação).
Baixar
Disponível
Avaliação. O Currículo e a avaliação: as dimensões da avaliação institucional e do processo de ensino-aprendizagem;
Baixar
Disponível
A interação pedagógica na sala de aula: o aluno e o professor
Baixar
Disponível
O Currículo: diferentes concepções e respectivas implicações para a construção e reconstrução da proposta pedagógica da escola. O currículo como desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas, sociais e de competências necessárias à leitura crítica de mundo, à disciplina autônoma e à convivência ética. Relação entre Conhecimento e Vida: o processo de construção e reconstrução curricular coerente com a concepção interdisciplinar do conhecimento,
Baixar
Disponível
O trabalho coletivo dos professores e sua formação continuada intra e extra escolar, tendo em vista o aperfeiçoamento desses profissionais;
Baixar
Disponível
Educação na CF: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil – Artigos 205 a 214.
Baixar
Disponível em 02/04/2025
LDB: BRASIL. Lei Federal no 9.394/1996 e alterações – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, 1996.
Baixar
Disponível em 02/04/2025
BRASIL. Lei Federal no 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação.
Baixar
Disponível em 30/04/2025
Modalidades de Educação - Livro Especial: Diretrizes e Fundamentos Legais da educação básica e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação especial, educação indígena, educação quilombola e educação profissional.
Disponível
DCNEI e DCNEF
Baixar
Disponível em 30/03/2025
A educação e a diversidade cultural
Disponível em 30/03/2025
Visões da função social da escola e suas implicações educacionais.
Disponível em 30/03/2025
Projeto Político Pedagógico e Planejamento Escolar
Disponível em 30/03/2025
As concepções de organização e gestão escolar.
Disponível em 30/03/2025
A concepção de gestão democrática envolvendo a participação de todos os profissionais que atuam na escola e a da comunidade dessa unidade de ensino
Disponível em 30/03/2025
Lei Federal no 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
Disponível em 30/03/2025
Novo FUNDEB
Disponível em 30/03/2025
Políticas da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Disponível em 11/04/2025
A dimensão cooperativa e integradora da ação supervisora da coordenação pedagógica de sistema, nos espaços intra e interescolares, e sua dimensão mediadora na construção da identidade e no fortalecimento da autonomia da escola
Disponível em 01/04/2025
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

Aulas demonstrativas