Competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental para a disciplina de Língua Portuguesa.
As tecnologias da comunicação e de informação no ensino da Língua Portuguesa. Hipertexto. A linguagem virtual mediante a visão da Semiótica.
Variação linguística e preconceito linguístico, observando os níveis de linguagem presentes em gêneros textuais.
Relações contextuais e intertextuais entre gêneros textuais. Compreensão textual versus interpretação textual. Compreensão interpretativa. Propósito do autor. Informações implícitas. Distinção entre fato e opinião. Organização retórica: generalização, exemplificação, descrição, definição, exemplificação/especificação, explanação, classificação e elaboração. Seleção de inferência: compreensão crítica. Gêneros Textuais. Identificação dos gêneros. A função social do uso dos gêneros. Confronto de diferentes gêneros identificando as semelhanças e diferenças.
Condições de textualidade.
Fatores constitutivos de relevância: coerência e coesão. Compreensão literal - relações de coerência. Ideia de coerência. Ideia principal. Detalhes de apoio. Relações de causa e efeito. Sequência temporal. Sequência espacial. Relações de comparação e contraste. Relações coesivas: referência, substituição, elipse e Repetição. Indícios contextuais: definição, exemplos, recolocação, estruturas paralelas, conectivos, repetição de palavras-chave
Relações de sentido entre palavras: sinonímia/antonímia, hiperonímia/hiponímia, campo semântico. Recursos estilísticos e estruturais: aspectos textuais, gramaticais e convenções da escrita. Uso do vocábulo, quanto ao seu valor e significação dentro do texto.
A linguagem literária. Elementos da teoria literária (narrador, personagens, tempo etc.) em produções artísticas de diferentes momentos históricos e tendências culturais,
Relações contextuais e intertextuais entre gêneros textuais intertextuais entre gêneros textuais, épocas, autores e mídias na literatura brasileira. mediante análise de textos e obras no Brasil.
Uso de estruturas nominais (substantivos, adjetivos, artigos, numerais, advérbios e interjeições). Flexão nominal.
Uso de estruturas nominais (preposições e conjunções)
Uso de estruturas nominais (pronomes).
Uso de estruturas verbais (Tempos e modos verbais).
Uso de estruturas verbais (Correlação e vozes verbais).
Identificando a estrutura da frase: modos de construção de orações segundo diferentes perspectivas de ordenação, observando-se os aspectos semânticos (período simples).
Identificando a estrutura da frase: modos de construção de orações segundo diferentes perspectivas de ordenação, observando-se os aspectos semânticos (período composto).
Concordância nominal e verbal.
Regência verbal e nominal.