Competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental para a disciplina de Língua Portuguesa
As tecnologias da comunicação e de informação no ensino da Língua Portuguesa. Hipertexto. A linguagem virtual mediante a visão da Semiótica.
Variação linguística e preconceito linguístico, observando os níveis de linguagem presentes em gêneros textuais
Compreensão textual versus interpretação textual. Compreensão interpretativa. Propósito do autor. Informações implícitas. Distinção entre fato e opinião. Organização retórica: generalização, exemplificação, descrição, definição, exemplificação/especificação, explanação, classificação e elaboração. Seleção de inferência: compreensão crítica. Gêneros Textuais. Identificação dos gêneros. A função social do uso dos gêneros. Confronto de diferentes gêneros identificando as semelhanças e diferenças
Compreensão literal - relações de coerência. Ideia de coerência. Ideia principal. Detalhes de apoio. Relações de causa e efeito. Sequência temporal. Sequência espacial. Relações de comparação e contraste. Relações coesivas: referência, substituição, elipse e Repetição. Indícios contextuais: definição, exemplos, recolocação, estruturas paralelas, conectivos, repetição de palavras-chave. Fatores constitutivos de relevância: coerência e coesão
Relações de sentido entre palavras: sinonímia/antonímia, hiperonímia/hiponímia, campo semântico. Recursos estilísticos
Aspectos ortográficos. Convenções da escrita
Elementos da teoria literária (narrador, personagens, tempo etc.) em produções artísticas de diferentes momentos históricos e tendências culturais, mediante análise de textos e obras no Brasil. A linguagem literária.
Relações contextuais e intertextuais entre gêneros textuais, épocas, autores e mídias na literatura brasileira.
Ortografia oficial. Acentuação gráfica.
Uso de estruturas nominais (substantivos, adjetivos, artigos, numerais, advérbios e interjeições).
Uso de estruturas nominais (preposições e conjunções)
Uso de estruturas nominais (pronomes).
Uso de estruturas verbais. Tempos e modos verbais.
Uso de estruturas verbais. Correlação e vozes verbais.
Descrição linguística aplicada ao texto: palavras, morfemas.
Descrição linguística aplicada ao texto: orações, sintagmas (termos da oração).
Descrição linguística aplicada ao texto: orações, sintagmas (processos de coordenação e subordinação).