Funções da Administração e processo administrativo: Planejamento, organização, direção, controle. Gestão Organizacional
Evolução do pensamento administrativo: Abordagem das escolas da Administração.
Planejamento. Etapas e o processo de planejamento. Planejamento Estratégico: Visão, missão e análise SWOT, análise competitiva e tipos de estratégias. Planejamento tático e planejamento operacional (Parte I)
Planejamento. Etapas e o processo de planejamento. Planejamento Estratégico: Visão, missão e análise SWOT, análise competitiva e tipos de estratégias. Planejamento tático e planejamento operacional (Parte II)
Organização. Estrutura Organizacional: Departamentalização. Centralização e Descentralização. Autoridade e Responsabilidade. Centralização e Descentralização. Tipos de Estruturas Organizacionais.
Direção. Hierarquia Organizacional (Liderança)
Cultura Organizacional. Clima Organizacional.
Desenvolvimento organizacional (Gestão da mudança)
Gestão de Processos: Conceitos da abordagem por processos, técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Fluxogramas. Grau de padronização e formalização das atividades e processos organizacionais.
Gestão de Projetos: Elaboração, análise e avaliação de projetos, principais características dos modelos de gestão de projetos e suas etapas. PMBoK (Project Management Body of Knowledge ou Guia PMBoK.
Organização, sistemas e métodos.
Gestão de Pessoas: Planejamento e alocação de recursos humanos. Aspectos fundamentais da moderna gestão de pessoas. Objetivos da gestão de pessoas. Os seis processos básicos de gestão de pessoas. Estrutura do órgão de gestão de pessoas. Centralização/descentralização das atividades de Gestão de Pessoas.
Aprendizagem organizacional (Gestão do conhecimento)
Análise e Descrição de Cargos.
Evolução da Administração Pública no Brasil: Nova Gestão Pública (Parte I)
Evolução da Administração Pública no Brasil: Nova Gestão Pública (Parte II)