As concepções de aprendizagem, currículo e avaliação no contexto escolar - Psicologia da Educação
As concepções de aprendizagem, currículo e avaliação no contexto escolar - Currículo
As concepções de aprendizagem, currículo e avaliação no contexto escolar - Avaliação
Evasão e repetência escolar
Interação escola - família. Gestão democrática e os órgãos colegiados.
Distúrbios de aprendizagem: dislexia, discalculia, TDAH, distorgrafia.
Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
Legislação educacional vigente: ECA
Legislação educacional vigente: FUNDEB
Educação na Constituição Federal (Artigos 205 a 214);
Lei Federal nº 9.394/96 - LDB - Completa
Base Nacional Curricular Comum - BNCC: introdução e estrutura
Lei Federal no 11.738/2008 - Piso Educacional,
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Introdução e Temas Transversais
Livro de EF: Ensino fundamental de 9 anos.
Uso das tecnologias da informação e comunicação e mediação pedagógica
Conhecimento da legislação, estadual e municipal de ensino: Resolução CEE no 481/2021 - Institui e orienta a implementação do Currículo Referência de Minas Gerais nas escolas de Educação Básica do Sistema de Ensino do Estado de Minas Gerais.
Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) – Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A importância do especialista em educação nos Conselhos de Classe. O especialista em educação.
Relações interpessoais (Liderança)
Relações interpessoais (Motivação)
Relações interpessoais (Comunicação)
Relações interpessoais (Trabalho em equipe)
Relações interpessoais (Gestão de Conflitos)
Relações interpessoais (Negociação)