Conceitos e princípios da Administração. Processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle. Competências do Administrador.
Abordagem das escolas da Administração.
Planejamento. Instrumentos e metodologias organizacionais. Gestão estratégica: A etapa de diagnóstico no planejamento estratégico; A etapa de formulação no planejamento estratégico; A etapa de implementação no planejamento estratégico; Modelos de ferramentas para formulação de estratégias competitivas. Balanced Scorecard (BSC). Principais conceitos, aplicações, mapa estratégico, perspectivas, temas estratégicos, objetivos estratégicos, relações de causa e efeito, indicadores, metas, iniciativas estratégicas (Parte I)
Planejamento. Instrumentos e metodologias organizacionais. Gestão estratégica: A etapa de diagnóstico no planejamento estratégico; A etapa de formulação no planejamento estratégico; A etapa de implementação no planejamento estratégico; Modelos de ferramentas para formulação de estratégias competitivas. Balanced Scorecard (BSC). Principais conceitos, aplicações, mapa estratégico, perspectivas, temas estratégicos, objetivos estratégicos, relações de causa e efeito, indicadores, metas, iniciativas estratégicas (Parte II)
Organização. Estruturas organizacionais.
Direção. Liderança, poder e autoridade.
Comportamento organizacional: As pessoas na organização. Motivação e trabalho.
Controle. A etapa de controle no planejamento estratégico
Clima e Cultura Organizacional.
Instrumentos e metodologias organizacionais. Processos organizacionais. Conceitos e classificação de processos. Modelagem de processos de negócios. Metodologia de gerenciamento de processos. Avaliação de desempenho dos processos.
Instrumentos e metodologias organizacionais. Gerenciamento de Projetos: O projeto e a organização. Organizando o projeto no tempo. Gerenciamento de custos e equipes em projetos. Análise de riscos e qualidade.
Instrumentos e metodologias organizacionais. Excelência nos serviços públicos. Gestão da Qualidade.
Desenvolvimento de equipes de alta performance.
O papel do RH estratégico (objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas)
Gerenciamento de Desempenho
O papel do RH estratégico (Gestão por competências)
O papel do RH estratégico (Recrutamento e seleção)
Treinamento, Desenvolvimento e Educação corporativa.
Organizações de Aprendizagem (Gestão do conhecimento)
O papel do RH estratégico (Análise e Descrição de Cargos. Carreiras)
Gestão de Conflitos (Negociação)
Transparência da administração pública. Controle social e cidadania
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público (Gestão por resultados na produção de serviços públicos)
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público
Processos participativos de gestão pública. Conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Marketing: fundamentos e o processo de administração de marketing. Conexão com os clientes: criação de relacionamentos, análise de mercados, segmentação. Gestão integrada de canais de marketing. Comunicação integrada de marketing. Marketing de Serviços (Parte I)
Marketing: fundamentos e o processo de administração de marketing. Conexão com os clientes: criação de relacionamentos, análise de mercados, segmentação. Gestão integrada de canais de marketing. Comunicação integrada de marketing. Marketing de Serviços (Parte II)
Marketing: fundamentos e o processo de administração de marketing. Conexão com os clientes: criação de relacionamentos, análise de mercados, segmentação. Gestão integrada de canais de marketing. Comunicação integrada de marketing. Marketing de Serviços (Parte III)
Métodos ágeis para desenvolvimento de projetos
Programas de Responsabilidade Social corporativa.
Administração de estoques e centros de distribuição
Sistema de Informações Gerenciais