Competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental para a disciplina de Língua Portuguesa. As tecnologias da comunicação e de informação no ensino da Língua Portuguesa
Variação linguística e preconceito linguístico, observando os níveis de linguagem presentes em gêneros textuais
Concepções de linguagem. linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa; história da língua portuguesa;
Gêneros Textuais. Identificação dos gêneros. A função social do uso dos gêneros. Confronto de diferentes gêneros identificando as semelhanças e diferenças. Compreensão textual versus interpretação textual. Compreensão interpretativa. Propósito do autor. Informações implícitas. Distinção entre fato e opinião. Organização retórica: generalização, exemplificação, descrição, definição, exemplificação/especificação, explanação, classificação e elaboração. Seleção de inferência: compreensão crítica
Fatores constitutivos de relevância: coerência e coesão. Compreensão literal - relações de coerência. Ideia de coerência. Ideia principal. Detalhes de apoio. Relações de causa e efeito. Sequência temporal. Sequência espacial. Relações de comparação e contraste. Relações coesivas: referência, substituição, elipse e Repetição. Indícios contextuais: definição, exemplos, recolocação, estruturas paralelas, conectivos, repetição de palavras-chave
Marcas de textualidade: coesão, coerência
Relações de sentido entre palavras: sinonímia/antonímia, hiperonímia/hiponímia, campo semântico.
Elementos da teoria literária (narrador, personagens, tempo etc.) em produções artísticas de diferentes momentos históricos e tendências culturais, mediante análise de textos e obras no Brasil.