Educação/sociedade e prática escolar. Tendências pedagógicas na prática escolar. Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. A construção do conhecimento: papel do Educador, do Educando e da Sociedade. Tendências pedagógicas. Tendências pedagógicas e os processos de ensino aprendizagem. Teorias e práticas educacionais. Fundamentos da fi loso fi a
Planejamento participativo. O papel político- pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar.
Currículo do proposto à prática. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. Educação e Currículo. Multiculturalismo e educação. Interdisciplinaridade e contextualização
Didática e prática histórico-cultural.
Processo ensino-aprendizagem.Fundamentos da psicologia da educação.
Fundamentos da didática. A Didática e o processo ensino aprendizagem. Componentes do processo de ensino. Didáticas e práticas no Ensino da Educação Básica
Avaliação Educacional. Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas
Formação continuada do professor.
Planejamento e organização do trabalho pedagógico: processo de planejamento, planejamento escolar.Projeto político-pedagógico da escola
Educação para a diversidade, cidadania e educação em direitos humanos.
Políticas Públicas para a Educação Básica: FUNDEB
Políticas Públicas para a Educação Básica: FNDE
Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
Coordenação e orientação educacional.
Tecnologias da Informação e comunicação na educação/Uso de tecnologias educacionais.
Fundamentos da Sociologia
Base Nacional Curricular Comum – BNCC.
Políticas Públicas para a Educação Básica: Normas Selecionadas
Políticas Públicas para a Educação Básica: PNE
Políticas Públicas para a Educação Básica: PNED
Fundamentos legais da educação especial/inclusiva e o papel do professor