Processo de ensinar e aprender. O desenvolvimento e a aprendizagem da criança de 0 e 3 anos. A linguagem simbólica. Desenvolvimento da motricidade, linguagem e cognição da criança.
Pedagogia da Infância, as diferentes dimensões humanas e direitos da infância. Cuidar e educar.
Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais.
A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. A avaliação na educação infantil. Avaliação, Observação e Registro.
Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
Parâmetros curriculares nacionais
Base Nacional Comum Curricular.
Livro de EI: normas, conceitos e organização da Ei.
Politicas públicas para EI: NORMAS ESPECIAIS
A função social da escola
Estatuto da Criança e do Adolescente
Publicações de Educação Infantil
Alfabetização e letramento. Processos cognitivos na alfabetização. A construção e desenvolvimento da leitura e escrita. A formação do pensamento lógico da criança. O ambiente alfabetizador e as dificuldades de aprendizagem. A alfabetização nos diferentes momentos históricos. A função social da alfabetização. Desenvolvimento linguístico e desenvolvimento cognitivo. As etapas do processo de alfabetização. A importância da consciência fonológica na alfabetização. A tecnologia a favor da alfabetização. A perspectiva infantil na fase da alfabetização.
Linguagem oral e escrita. Produção de textos. Precursores e seguidores da Literatura Infantil no Brasil.