Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma.
Não aborda:
Eixos transversais: educação para a sustentabilidade e educação em e para os direitos humanos. Planejamento Educacional: Escolarização na Socioeducação. A orientação educacional e a construção do projeto político-pedagógico na escola: concepção, princípios e eixos norteadores; a gestão educacional decorrente do projeto político-pedagógico; Conhecimentos Específicos: Origem, evolução e contextualização da orientação educacional no Brasil: conceituação, evolução histórica, fundamentos legais, pressupostos teóricos, o profissional de orientação educacional. a inclusão educacional, as dificuldades de aprendizagem. Prática da orientação educacional no processo de avaliação: limites e
possibilidades para medir e avaliar, conceitos básicos; instrumentos de medida e avaliação como subsídios no trabalho de orientação educacional: observação, análise de cenário, entrevistas, questionário, testes sociométricos, testes vocacionais, Perspectivas de atuação na área vocacional frente às características dos alunos das escolas brasileiras: trajetória da orientação vocacional, proposições teóricas e suas aplicações à prática da orientação e visão crítica.
O tópico a seguir será abordado em curso específico:
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