Fundamentos da educação: conceitos e concepções pedagógicas, seus fins e papel na sociedade ocidental contemporânea. Principais aspectos históricos da educação brasileira. A educação em sua dimensão teórico-filosófica: filosofias tradicionais da educação e teorias educacionais contemporâneas. As concepções de aprendizagem-aluno-ensino-professor nas abordagens teóricas. Principais teorias e práticas na educação. Tendências Pedagógicas, Papel do Professor. tendências pedagógicas na prática escolar.
Organização do processo didático: estratégias e metodologias. A didática como fundamento epistemológico do fazer docente. Didática: métodos, técnicas, livro didático, recursos/material didático. Didática Geral.
Organização do processo didático: avaliação. Avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo. Processo Ensino-aprendizagem: avaliação. A organização do tempo e do espaço e a avaliação escolar.
Currículo e cultura. Conteúdos curriculares e aprendizagem. Projetos de trabalho. Interdisciplinaridade e contextualização. Multiculturalismo. Conhecimentos da Prática de Ensino: processos e conteúdos do ensino e da aprendizagem; conhecimento na escola; projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano escolar: relações de poder na escola; currículo e cultura
Professor: formação e profissão. A pesquisa na prática docente.
O espaço da sala de aula como ambiente interativo.Relacionamento Professor x Aluno.
A atuação do professor mediador e a atuação do aluno como sujeito na construção do conhecimento.
As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia. Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais. Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento;
Temas contemporâneos: bullying
Educação na CF 88 - Arts. 205 a 214
LDB – Lei Federal no 9394/1996 e alterações posteriores;
BNCC - introdução e estrutura - Competências e habilidades
Parâmetros Curriculares Nacionais.
DCNGEB - Diretrizes Curriculares Nacionais
Organização do processo didático: planejamento / A escola e o Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
A valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais.
A escola como campo de relações (espaços de diferenças, contradições e conflitos) para o exercício e a formação da cidadania, difusão e construção do conhecimento.