Fundamentos da educação: conceitos e concepções pedagógicas, seus fins e papel na sociedade ocidental contemporânea.As concepções de aprendizagem-aluno-ensino-professor nas abordagens teóricas. Principais teorias e práticas na educação.A educação em sua dimensão teórico-filosófica: filosofias tradicionais da educação e teorias educacionais contemporâneas.Tendências pedagógicas;
Organização do processo didático: estratégias e metodologias. A didática como fundamento epistemológico do fazer docente. Estratégias metodológicas
Organização do processo didático: avaliação. Avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo. avaliação e cotidiano escolar. indicadores para a ação pedagógica em diferentes contextos educativos.
Currículo e cultura. Conteúdos curriculares e aprendizagem. Projetos de trabalho. Interdisciplinaridade e contextualização. Multiculturalismo. projetos de trabalho. Interdisciplinaridade.Currículo e cultura: elementos da cultura escolar (saber escolar; método didático; fundamento das relações coletivas; e, trabalho docente).
O espaço da sala de aula como ambiente interativo. A atuação do professor mediador e a atuação do aluno como sujeito na construção do conhecimento (Relação Professor-Aluno)
Professor: formação e profissão. A pesquisa na prática docente.
Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia. Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais. As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. onhecimentos da prática de ensino: processo e conteúdo de ensino-aprendizagem;Infância e práticas cotidianas: contribuição da psicologia;
Temas contemporâneos: bullying
Principais aspectos históricos da educação brasileira.
Organização do processo didático: planejamento. A escola e o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Planejamento e gestão educacional. Gestão da aprendizagem.
Temas Contemporâneos: diversidade
Temas Contemporâneos: sexualidade e gênero
Educação na Constituição Federal (Artigos 205 a 214);
Lei Federal no 9.394/96 - LDB - Completa
Base Nacional Curricular Comum - BNCC: introdução e estrutura
Plano Nacional de Educação - Lei no 13.005/2014
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Introdução e Temas Transversais
DCNGEB: Resolução CNE/CEB no 4/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica;