Fundamentos da educação. A relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica. Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas
O currículo e a construção do conhecimento. Interdisciplinaridade
Gestão Democrática (Gestão Escolar)
Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. (PPP)
O processo de ensino-aprendizagem. Bases psicológicas da aprendizagem
Planejamento. O processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino
Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: métodos e técnicas. (Didática)
Lei de Diretrizes e Bases da Educação NacionalLDB 9394/96 (Parte I)
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96 (Parte II)
Educação na Constituição da República (art. 205 a 214)
Educação continuada dos profissionais da escola.
A função sociocultural da escola (Sociologia da Educação)
Base legais da educação nacional: Parâmetros Curriculares Nacionais
O papel político pedagógico e a organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. Multimídia educativa. Análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta
A supervisão: concepção e prática. Funções e responsabilidades do supervisor escolar: pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais.
Liderança com foco em Educação e relações humanas no trabalho; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal.
A pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e aprender.
A escola: a comunidade escolar e o contexto institucional e sociocultural.
A gestão escolar e educacional. A gestão educacional decorrente da concepção do PPP.
Metodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática.
Globalização do conhecimento