Análise Microeconômica: determinação das curvas de procura (fundamentos de Economia).
curvas de indiferença; equilíbrio do consumidor; efeitos preço, renda e substituição;
fatores de produção; produtividade média e marginal; lei dos rendimentos decrescentes e Rendimentos de Escala.
custos de produção no curto e longo prazo; custos totais, médios e marginais, fixos e variáveis.
estrutura de Mercado: concorrência perfeita.
estrutura de Mercado: monopólio.
concorrência imperfeita, oligopólio; dinâmica de determinação de preços e margem de lucro; padrão de concorrência; análise de competitividade; análise de indústrias e da concorrência; vantagens competitivas; cadeias e redes produtivas.
Análise Macroeconômica. Identidades macroeconômicas básicas. Sistema de Contas Nacionais. Contas Nacionais no Brasil.
Política monetária. Papel da política fiscal.
O Balanço de Pagamentos no Brasil.
Agregados Monetários. As contas do Sistema Monetário.
Relação entre taxas de juros, inflação e resultado fiscal. Relação entre comportamento do mercado de trabalho e nível de atividade, relação entre salários, inflação e desemprego. A oferta e demanda agregada.
Papel do Governo na economia: estabilização econômica, promoção do desenvolvimento e redistribuição de renda., comportamento das contas públicas. Economia do Setor Público: conceito de bem público; funções governamentais;
Conceito de Déficit e Dívida Pública. Financiamento do déficit público no Brasil. tendências gerais da evolução do gasto público no mundo. Conceitos básicos da contabilidade fiscal: NFSP, conceitos nominal e operacional e resultado primário. Noção de sustentabilidade do endividamento público.
Conceitos gerais de tributação.
Economia Brasileira: Desenvolvimento brasileiro no pós-guerra: Plano de metas,
Evolução da economia brasileira e da política econômica desde o período do “milagre econômico”. o milagre brasileiro, o II PND, a crise da dívida externa, evolução do déficit e da dívida pública no Brasil a partir dos anos 80.
os planos de Estabilização e a economia brasileira contemporânea. Reformas estruturais da década de 90. Economia brasileira no pós- Plano Real: concepções, principais problemas, conquistas e desafios. O ajuste de 1999. Instrumentos de financiamento do setor público e Parceria Público-Privado (PPP).
Desenvolvimento Econômico e Social: Transformações do papel do Estado nas sociedades contemporâneas e no Brasil; desigualdades socioeconômicas da população brasileira. Distribuição da renda: aspectos nacionais e internacionais; Distribuição de renda no Brasil, desigualdades regionais. Indicadores Sociais. O Índice de Desenvolvimento Humano. O papel das principais agências de fomento no Brasil (BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, agências de fomento estaduais).
Instrumentos de Política Comercial: tarifas, subsídios e cotas; globalização, blocos econômicos regionais e acordos multilateral e bilateral de comércio exterior; o Mercado de Capital Global.
Organismos internacionais: FMI, BIRD, BID, OMC.