Conceitos da Administração. Processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle. Competências do Administrador.
Princípios da Administração. Abordagem das escolas da Administração.
Gestão estratégica: A etapa de diagnóstico no planejamento estratégico; A etapa de formulação no planejamento estratégico; A etapa de implementação no planejamento estratégico; A etapa de controle no planejamento estratégico; Modelos de ferramentas para formulação de estratégias competitivas. Balanced Scorecard (BSC). Principais conceitos, aplicações, mapa estratégico, perspectivas, temas estratégicos, objetivos estratégicos, relações de causa e efeito, indicadores, metas, iniciativas estratégicas. (Parte I)
Gestão estratégica: A etapa de diagnóstico no planejamento estratégico; A etapa de formulação no planejamento estratégico; A etapa de implementação no planejamento estratégico; A etapa de controle no planejamento estratégico; Modelos de ferramentas para formulação de estratégias competitivas. Balanced Scorecard (BSC). Principais conceitos, aplicações, mapa estratégico, perspectivas, temas estratégicos, objetivos estratégicos, relações de causa e efeito, indicadores, metas, iniciativas estratégicas. (Parte I)
Função Organização. Estruturas organizacionais.
Função Direção. Liderança, poder e autoridade.
Comportamento organizacional: As pessoas na organização. Motivação e trabalho.
Clima e Cultura Organizacional.
Conceitos e classificação de processos. Modelagem de processos de negócios. Metodologia de gerenciamento de processos. Avaliação de desempenho dos processos.
Gerenciamento de Projetos: O projeto e a organização. Organizando o projeto no tempo. Gerenciamento de custos e equipes em projetos. Análise de riscos e qualidade. Métodos ágeis para desenvolvimento de projetos.
Gestão da Qualidade. Excelência nos serviços públicos.
Desenvolvimento de equipes de alta performance.
Papel do RH estratégico. (Conceitos gerais de Administração de Recursos Humanos)
Gerenciamento de Desempenho.
Treinamento, Desenvolvimento e Educação corporativa.
Organizações de Aprendizagem.
Remuneração e Benefícios.
Gestão de Conflitos. (Conflitos)
Gestão de Conflitos. (Negociação)
Transparência da administração pública. Controle social e cidadania.
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
Processos participativos de gestão pública. Conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Sustentabilidade. Programas de Responsabilidade Social corporativa. (Conceitos Gerais)
Marketing: fundamentos e o processo de administração de marketing. Conexão com os clientes: criação de relacionamentos, análise de mercados, segmentação. Gestão integrada de canais de marketing. Comunicação integrada de marketing. Marketing de Serviços. (Conceitos Gerais – Parte I)
Marketing: fundamentos e o processo de administração de marketing. Conexão com os clientes: criação de relacionamentos, análise de mercados, segmentação. Gestão integrada de canais de marketing. Comunicação integrada de marketing. Marketing de Serviços. (Conceitos Gerais – Parte II)
Marketing: fundamentos e o processo de administração de marketing. Conexão com os clientes: criação de relacionamentos, análise de mercados, segmentação. Gestão integrada de canais de marketing. Comunicação integrada de marketing. Marketing de Serviços. (Conceitos Gerais – Parte III)
Contextualização da contabilidade gerencial.