Conceito do Jornalismo (Parte 1) - 14. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. 15. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. 16. Critérios de seleção, redação e edição. 21. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e internet.
Conceito do Jornalismo (Parte 2) - 14. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. 15. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. 16. Critérios de seleção, redação e edição. 21. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e internet.
10. Regulamentação x desregulamentação: tendências nacionais e internacionais.
Comunicação digital - 4. Novas tendências da pesquisa sobre os mass media. 5. Novas tecnologias e a globalização da informação. 6. Massificação x segmentação dos públicos. 7. Interatividade na comunicação.
Webjornalismo - 4. Novas tendências da pesquisa sobre os mass media. 5. Novas tecnologias e a globalização da informação. 6. Massificação x segmentação dos públicos. 7. Interatividade na comunicação.
Noções de relações públicas - 34. Interfaces entre as relações públicas e a administração da empresa. 35. Organização de Eventos
Teorias da comunicação - 1. Teoria da comunicação: a questão da imparcialidade e da objetividade. 2. Comunicação: conceitos, paradigmas, principais teorias. 3. Indústria cultural e a teoria crítica. 33. Papel social da comunicação.
Produção gráfica - 17. Processo gráfico: conceito de editoração, preparação de originais. 18. Projeto gráfico: tipologia – caracteres e medidas, justificação, mancha gráfica e margens. 19. Diagramação e retrancagem: composição, impressão. 20. Planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação.
Assessoria de imprensa - 22. Assessoria de imprensa. 23. O papel do assessor de imprensa nos órgãos públicos. 24. Veículos de comunicação internos e externos, edição de jornais, boletins e revistas institucionais. 25. Produção de informação on-line, técnicas de Intranet. 26. Produção de releases para jornal, rádio e tevê, comunicados e notas oficiais. 27. Produção de clippings e clipping eletrônico. 36. Comunicação de Crise. 30. Gestão de comunicação nas crises.
Comunicação organizacional - Comunicação institucional: conceitos de estratégia institucional e relações da organização com os cenários ambientes.
História da comunicação - 8. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil.
Marketing institucional - 12. Marketing institucional: prevenção, formação, manutenção e reação no contexto da sociedade.
Opinião pública - 11. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
Pesquisa em comunicação - 11. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
Radiojornalismo e telejornalismo - 21. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e internet.