Introdução à Administração Geral: Definição de administração; Funções clássicas do administrador: Planejamento, organização, direção e controle; Papel do administrador nas organizações públicas e privadas
Conceitos básicos de Teoria Geral dos Sistemas (Teorias da administração)
Planejamento. Ambiente Externo: concorrência, fornecedores, meio ambiente. Administração Estratégica: Fundamentos de Administração Estratégica: Definição e importância da administração estratégica; Diferença entre planejamento operacional, tático e estratégico; Ciclo do planejamento estratégico; Visão, Missão e Valores: Definição da visão organizacional: Aonde a empresa quer chegar; Missão: O propósito da organização e seu papel na sociedade; Valores: Princípios que norteiam as ações da organização; Análise do Ambiente Interno e Externo: SWOT: Identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças; Identificação de problemas e oportunidades no ambiente externo; Definição de Estratégias Organizacionais: Tipos de estratégias: Competitivas, funcionais, corporativas. Ferramentas de Gestão Estratégica: Balanced Scorecard (BSC): Medição do desempenho em múltiplas perspectivas (financeira, cliente, processos, aprendizado) – Parte I
Planejamento. Ambiente Externo: concorrência, fornecedores, meio ambiente. Administração Estratégica: Fundamentos de Administração Estratégica: Definição e importância da administração estratégica; Diferença entre planejamento operacional, tático e estratégico; Ciclo do planejamento estratégico; Visão, Missão e Valores: Definição da visão organizacional: Aonde a empresa quer chegar; Missão: O propósito da organização e seu papel na sociedade; Valores: Princípios que norteiam as ações da organização; Análise do Ambiente Interno e Externo: SWOT: Identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças; Identificação de problemas e oportunidades no ambiente externo; Definição de Estratégias Organizacionais: Tipos de estratégias: Competitivas, funcionais, corporativas. Ferramentas de Gestão Estratégica: Balanced Scorecard (BSC): Medição do desempenho em múltiplas perspectivas (financeira, cliente, processos, aprendizado) – Parte II
Organização. Estrutura. Gestão da estrutura organizacional: Conceitos básicos sobre estrutura organizacional e processo de organização; Formalização; Fatores contextuais da estrutura organizacional; Tipos de estrutura organizacional; Diferenciação e integração; Departamentalização; Centralização e descentralização; Níveis hierárquicos, amplitude de controle, delegação; Estruturas inovadoras; Diagnóstico da Estrutura; Concepção e implantação da estrutura organizacional; Estrutura.
Direção. Liderança. Relações com os empregados
Teorias Comportamentais: Motivação
Comunicação organizacionais
Controle. Indicadores de Desempenho: Definição e acompanhamento de metas. Avaliação contínua e ajuste de estratégias. Avaliação e Controle do Planejamento Estratégico: Monitoramento do cumprimento das metas; Avaliação periódica do desempenho organizacional; Ajustes estratégicos com base em análise de resultados e feedbacks.
Ambiente Organizacional: Ambiente Interno: Cultura Organizacional
Desenvolvimento organizacional. Inovação organizacional (Gestão da mudança)
Processos. Mapeamento e Melhoria de Processos: Técnicas de mapeamento de processos. Gestão por processos: Organização como processo; Gestão por processos e gestão de processos; Business Process Management (BPM); Mapeamento e modelagem de processos: conceitos e notação; Indicadores de desempenho de processos; Cadeia de valor
Desenvolvimento de programas e projetos estratégicos (Gestão de projetos)
Gestão de equipes (Trabalho em equipe)
Análise e otimização de métodos (Conceitos gerais de Organização, Sistemas e Métodos)
Recursos humanos. Administração de Recursos Humanos: Estratégias de gestão de pessoas. Gestão de recursos humanos. (Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas)
Dinâmica de grupo. Recrutamento e seleção de talentos
Administração de Recursos Humanos: Estratégias de desenvolvimento de pessoas (Treinamento e Desenvolvimento)
Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional. Organizações de aprendizagem
Recursos humanos (Análise e descrição de cargos. Carreira)
Remuneração, benefícios e incentivos
Comportamento organizacional (Gestão de Conflitos)
Comportamento organizacional (Negociação)