Noções de administração. Gestão organizacional (Conceitos gerais de Administração)
Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração.
Planejamento estratégico: definições de estratégia, condições necessárias para se desenvolver a estratégia, questões‐chave em estratégia. Processos associados: formação de estratégia, análise, formulação, formalização, decisão e implementação. Metas estratégicas e resultados pretendidos. Ferramentas de análise de cenário interno e externo. Balanced scorecard. (Parte I)
Planejamento estratégico: definições de estratégia, condições necessárias para se desenvolver a estratégia, questões‐chave em estratégia. Processos associados: formação de estratégia, análise, formulação, formalização, decisão e implementação. Metas estratégicas e resultados pretendidos. Ferramentas de análise de cenário interno e externo. Balanced scorecard. (Parte II)
Motivação e satisfação no trabalho.
Indicadores de desempenho.
Comportamento, clima e cultura organizacional.
O processo racional de solução de problemas. Fatores que afetam a decisão. Tipos de decisões.
Técnicas de mapeamento, análise, simulação e modelagem de processos. Construção e mensuração de indicadores de processos.
Gestão de projetos: planejamento, execução, monitoramento e controle, encerramento.
Excelência nos serviços públicos. Excelência na gestão dos serviços públicos.
Gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
Recrutamento e seleção de pessoas.
Educação, treinamento e desenvolvimento. Educação corporativa. Educação a distância.
Análise e descrição de cargos.
Qualidade de vida no trabalho.
Evolução da administração pública no Brasil após 1930; reformas administrativas; a nova gestão pública (Parte I)
Evolução da administração pública no Brasil após 1930; reformas administrativas; a nova gestão pública (Parte II)
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.