Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.
Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária e seus Anexos.
Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas.
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - Jornalismo: o processo de produção da notícia: pautas, fontes, métodos de apuração e gêneros de redação. Critérios de noticiabilidade e valor-notícia. Técnicas de redação jornalística: características, linguagens e técnicas de produção e edição para jornal, revista, rádio, internet, TV e vídeo. Imparcialidade x opinião.
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - Jornalismo: o processo de produção da notícia: pautas, fontes, métodos de apuração e gêneros de redação. Critérios de noticiabilidade e valor-notícia. Técnicas de redação jornalística: características, linguagens e técnicas de produção e edição para jornal, revista, rádio, internet, TV e vídeo. Imparcialidade x opinião.
Comunicação Pública - Comunicação pública: Finalidade e abordagens de interesse público e governamental. Tipos e instrumentos da comunicação pública.
Telejornalismo e radiojornalismo - Produção audiovisual.
Assessoria de Imprensa - Assessoria de imprensa: conceito, finalidade, produtos, serviços e meios de divulgação. Relacionamento e atendimento à imprensa. Clipping: análise e monitoramento de notícias. Cultura de prevenção e gestão de riscos de imagem. Crise de imagem: comunicação de crise, relacionamento com a mídia, estratégias, ferramentas, monitoramento e pós-crise.
Opinião pública - Conceituação de público e de opinião pública.
Pesquisas em comunicação - Auditoria de imagem e mensuração de reputação.
História da Comunicação - História da comunicação: os veículos e comportamentos; integração global e novos meios de comunicação.
Conceitos da Publicidade (Parte 1) - Publicidade: conceitos, teorias e técnicas da publicidade. Briefing publicitário. Redação publicitária nos diferentes meios de comunicação.
Conceitos da Publicidade (Parte 2) - Publicidade: conceitos, teorias e técnicas da publicidade. Briefing publicitário. Redação publicitária nos diferentes meios de comunicação.
Comunicação organizacional - Comunicação organizacional: gestão estratégica da comunicação organizacional. Comunicação interna: veículos internos, intranet e campanhas de endomarketing (motivação, engajamento e comprometimento). Cultura organizacional e fluxos de comunicação no interior das organizações. Planejamento de comunicação organizacional: tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional). Elaboração de plano de comunicação integrada. Avaliação e mensuração de resultados. Gestão e comunicação corporativa: imagem e reputação. Gestão e comunicação corporativa: imagem e reputação. O mapeamento e relacionamento com os públicos para a imagem e reputação. Posicionamento.
Teorias da Comunicação - Fundamentos da Comunicação: as teorias da comunicação: história e conceito.
Webjornalismo - Ética na produção de conteúdo com inteligência artificial generativa. Jornalismo multimeios (webjornalismo). Combate à desinformação. Marketing de influência. Mídias digitais: curadoria, produção e gestão de conteúdo para portal digital, redes sociais e aplicativos de mensageria. Ferramentas de busca e linguagem SEO. Estratégias de engajamento. Monitoramento e indicadores de performance. Elementos gráficos textuais; multimídia; infografia. Construção da identidade na internet e do relacionamento em redes. Marketing de conteúdo. Plataformização e midiatização.
Noções de Relações Públicas - Relações públicas: fundamentos das relações públicas. Comunicação organizacional integrada. Comunicação dirigida. Instrumentos de relações públicas. Políticas de comunicação: transparência, democratização da informação, cidadania comunicativa.
Projeto gráfico - Editoração: projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, mancha gráfica, legibilidade, diagramação e arte-final. Produção gráfica: pré-impressão, impressão e acabamento. Formatos eletrônicos. Fundamentos da cor relacionados à comunicação e aos processos de produção gráfica e distribuição digital.
Publicidade digital - Publicidade tradicional e publicidade digital: formatos criativos, segmentações, indicadores de desempenho, ferramentas, métricas. Análise e mensuração de resultados de campanhas publicitárias.
Gestão de marcas - Brand equity. Estratégias de marca e formação da imagem institucional.
Lei no 12.232/2010 e suas alterações.
Interface do usuário e experiência do usuário, usabilidade e avaliação.
Bônus - Mapas mentais de Jornalismo
Bônus - Mapas mentais de Publicidade