MPU (Analista do MPU - Comunicação Social) Conhecimentos Específicos - 2025 (Pós-Edital)

Aula demonstrativa disponível
Download liberado

Não aborda:

  • Fotojornalismo: princípios básicos do fotojornalismo; leitura crítica da imagem fotográfica; equipamentos digitais (câmera, acessórios e flash); ética e direito autoral. Direção de arte. Processos de criação em publicidade: imagens, argumentos e roteiros.
  • Sociedade em rede. → Sociologia;
  • Culturas organizacionais. Métodos de pesquisas qualitativa e quantitativa. Amostragem. Planejamento, coleta, organização, análise e interpretação de dados. Marketing digital. 
  • Editoração eletrônica: softwares mais utilizados. Noções de webdesign. 
  • Lei no 12.527/2011 e suas alterações (Lei de Acesso à Informação). [Será abordado no curso Noções de Direito Administrativo]
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 490,00
ou 12x de R$ 40,83
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 11/05/2025
Acesso até o dia da prova.
Carga Horária
115 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.
Disponível
Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária e seus Anexos.
Baixar
Disponível
Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas.
Disponível
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - Jornalismo: o processo de produção da notícia: pautas, fontes, métodos de apuração e gêneros de redação. Critérios de noticiabilidade e valor-notícia. Técnicas de redação jornalística: características, linguagens e técnicas de produção e edição para jornal, revista, rádio, internet, TV e vídeo. Imparcialidade x opinião.
Baixar
Disponível
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - Jornalismo: o processo de produção da notícia: pautas, fontes, métodos de apuração e gêneros de redação. Critérios de noticiabilidade e valor-notícia. Técnicas de redação jornalística: características, linguagens e técnicas de produção e edição para jornal, revista, rádio, internet, TV e vídeo. Imparcialidade x opinião.
Baixar
Disponível
Comunicação Pública - Comunicação pública: Finalidade e abordagens de interesse público e governamental. Tipos e instrumentos da comunicação pública.
Baixar
Disponível
Telejornalismo e radiojornalismo - Produção audiovisual.
Baixar
Disponível
Assessoria de Imprensa - Assessoria de imprensa: conceito, finalidade, produtos, serviços e meios de divulgação. Relacionamento e atendimento à imprensa. Clipping: análise e monitoramento de notícias. Cultura de prevenção e gestão de riscos de imagem. Crise de imagem: comunicação de crise, relacionamento com a mídia, estratégias, ferramentas, monitoramento e pós-crise.
Baixar
Disponível
Opinião pública - Conceituação de público e de opinião pública.
Baixar
Disponível
Pesquisas em comunicação - Auditoria de imagem e mensuração de reputação.
Baixar
Disponível
História da Comunicação - História da comunicação: os veículos e comportamentos; integração global e novos meios de comunicação.
Baixar
Disponível
Conceitos da Publicidade (Parte 1) - Publicidade: conceitos, teorias e técnicas da publicidade. Briefing publicitário. Redação publicitária nos diferentes meios de comunicação.
Baixar
Disponível
Conceitos da Publicidade (Parte 2) - Publicidade: conceitos, teorias e técnicas da publicidade. Briefing publicitário. Redação publicitária nos diferentes meios de comunicação.
Baixar
Disponível
Comunicação organizacional - Comunicação organizacional: gestão estratégica da comunicação organizacional. Comunicação interna: veículos internos, intranet e campanhas de endomarketing (motivação, engajamento e comprometimento). Cultura organizacional e fluxos de comunicação no interior das organizações. Planejamento de comunicação organizacional: tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional). Elaboração de plano de comunicação integrada. Avaliação e mensuração de resultados. Gestão e comunicação corporativa: imagem e reputação. Gestão e comunicação corporativa: imagem e reputação. O mapeamento e relacionamento com os públicos para a imagem e reputação. Posicionamento.
Baixar
Disponível
Teorias da Comunicação - Fundamentos da Comunicação: as teorias da comunicação: história e conceito.
Baixar
Disponível
Webjornalismo - Ética na produção de conteúdo com inteligência artificial generativa. Jornalismo multimeios (webjornalismo). Combate à desinformação. Marketing de influência. Mídias digitais: curadoria, produção e gestão de conteúdo para portal digital, redes sociais e aplicativos de mensageria. Ferramentas de busca e linguagem SEO. Estratégias de engajamento. Monitoramento e indicadores de performance. Elementos gráficos textuais; multimídia; infografia. Construção da identidade na internet e do relacionamento em redes. Marketing de conteúdo. Plataformização e midiatização.
Baixar
Disponível
Noções de Relações Públicas - Relações públicas: fundamentos das relações públicas. Comunicação organizacional integrada. Comunicação dirigida. Instrumentos de relações públicas. Políticas de comunicação: transparência, democratização da informação, cidadania comunicativa.
Disponível
Projeto gráfico - Editoração: projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, mancha gráfica, legibilidade, diagramação e arte-final. Produção gráfica: pré-impressão, impressão e acabamento. Formatos eletrônicos. Fundamentos da cor relacionados à comunicação e aos processos de produção gráfica e distribuição digital.
Baixar
Disponível
Publicidade digital - Publicidade tradicional e publicidade digital: formatos criativos, segmentações, indicadores de desempenho, ferramentas, métricas. Análise e mensuração de resultados de campanhas publicitárias.
Disponível
Gestão de marcas - Brand equity. Estratégias de marca e formação da imagem institucional.
Disponível em 28/03/2025
Lei no 12.232/2010 e suas alterações.
Disponível
Interface do usuário e experiência do usuário, usabilidade e avaliação.
Baixar
Disponível
Pesquisa e diagnóstico estratégico; determinação de objetivos e metas.
Disponível
Pesquisa: Pesquisa de opinião e de mercado; fundamento, tipos, técnicas e métodos.
Disponível
Bônus - Mapas mentais de Jornalismo
Disponível
Bônus - Mapas mentais de Publicidade
Disponível
Aula Extra 1 - Aulas adicionais de questões FGV
Baixar
Disponível
Aula Extra 2 - Aulas adicionais de questões FGV
Baixar

Aulas demonstrativas