Teoria Geral de Administração: principais correntes, idéias e principais críticas; antecedentes históricos da Administração. ADMINISTRAÇÃO: história e teorias contemporâneas; Administração moderna; desafios da administração moderna.
Planejamento: fundamentos, tomada de decisões, planejamento estratégico. Gestão participativa. Planejamento e Gestão Estratégica: Planejamento organizacional. Planejamento baseado em cenários. Princípios da Administração Estratégica: metodologia de elaboração do pensamento estratégico. Modelos de gestão estratégica. Estabelecimento de metas. Balanced Scored Card. Análise dos Ambientes Organizacionais Interno e Externo (Parte I)
Planejamento: fundamentos, tomada de decisões, planejamento estratégico. Gestão participativa. Planejamento e Gestão Estratégica: Planejamento organizacional. Planejamento baseado em cenários. Princípios da Administração Estratégica: metodologia de elaboração do pensamento estratégico. Modelos de gestão estratégica. Estabelecimento de metas. Balanced Scored Card. Análise dos Ambientes Organizacionais Interno e Externo (Parte II)
Organização: fundamentos, responsabilidade, autoridade e delegação.
Direção. Liderança e poder; Teorias da liderança.
Comportamento Organizacional: Teorias da motivação; Motivação e recompensas intrínsecas e extrínsecas; Motivação e contrato psicológico; Percepção, atitudes e diferenças individuais. Comportamento Organizacional.
Comunicação interpessoal; Barreiras à comunicação; Comunicação formal e informal na organização.
Controle. Indicadores de desempenho
Clima organizacional; Métodos e técnicas de pesquisa organizacional. Gestão de clima e cultura organizacional.
Gestão da Mudança: Processos de mudança organizacional. O líder como agente de mudanças.
Gestão de Projetos: Elaboração, análise e avaliação de projetos. Projetos e suas etapas.
Comportamento grupal e intergrupal; Processo de desenvolvimento de grupos. Gestão de equipes
Gestão de Pessoas: Conceito, objetivos e funções; As pessoas e as organizações; O sistema de administração de recursos humanos. Modelos de Gestão de Pessoas: Mudanças no mundo do trabalho desde o século XX; Evolução dos modelos de gestão de pessoas; Fatores condicionantes de cada modelo; Gestão Estratégica de Pessoas. Processos de Gestão de Pessoas nas Organizações
Avaliação e Gestão do desempenho.
Conceito e tipologia de competências. Mapeamento e gestão por competências.
Recrutamento e Seleção: técnicas e processo decisório.
EDUCAÇÃO CORPORATIVA: conceitos, princípios, práticas e tendências; Universidade Corporativa: origem, objetivos, funcionamento. Educação a distância: conceito, estratégias. Métodos, estratégias e tendências em treinamento, desenvolvimento e educação
Aprendizagem Organizacional. Gestão do Conhecimento; Aprendizagem individual e aprendizagem organizacional
Qualidade de Vida no trabalho
Administração de conflitos
Administração de conflitos (Negociação)
Modelos de administração pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. Administração pública gerencial
Evolução da administração pública no Brasil. As reformas administrativas.
Gestão por resultados (Empreendedorismo Governamental)
Estratégias de Marketing: Marketing de Serviços (Parte I).
Estratégias de Marketing: Marketing de Serviços (Parte II).
Estratégias de Marketing: Marketing de Serviços (Parte III).