Conceitos básicos de administração e organizações. Funções da Administração. Áreas funcionais da Administração. Níveis hierárquicos
Teoria Geral da Administração e das Organizações: Teoria da burocracia. História da Administração. A evolução do pensamento em Administração. Administração científica. Teoria clássica. Escola das relações humanas. Teoria estruturalista. Teoria comportamental. Teoria contingencial. Diferenciação e integração. Conceitos básicos de Teoria Geral dos Sistemas.
Planejamento Estratégico: Conceitos básicos em estratégia: missão, visão e valores. Informações para a gestão estratégica: avaliação do ambiente. Etapas do planejamento estratégico. Diagnóstico estratégico. Metodologias e ferramentas em planejamento estratégico. Administração por objetivos com foco nos resultados. Objetivos e metas. Planos de ação (Parte I)
Planejamento Estratégico: Conceitos básicos em estratégia: missão, visão e valores. Informações para a gestão estratégica: avaliação do ambiente. Etapas do planejamento estratégico. Diagnóstico estratégico. Metodologias e ferramentas em planejamento estratégico. Administração por objetivos com foco nos resultados. Objetivos e metas. Planos de ação (Parte II)
Gestão da estrutura organizacional: Conceitos básicos sobre estrutura organizacional e processo de organização. Formalização. Fatores contextuais da estrutura organizacional. Tipos de estrutura organizacional. Departamentalização. Centralização e descentralização. Amplitude de controle, delegação. Estruturas inovadoras. Diagnóstico da Estrutura. Concepção e implantação da estrutura organizacional. Estrutura e Comunicação organizacionais.
Relações com os empregados. Liderança.
Comportamento organizacional. Motivação.
Comportamento organizacional (Comunicação)
Gestão do desempenho organizacional: conceitos e ferramentas. Mensuração do desempenho por meio de indicadores (Controle)
Desenvolvimento organizacional (Gestão da mudança)
Gestão por processos: Organização como processo. Gestão por processos e gestão de processos. Business Process Management (BPM). Mapeamento e modelagem de processos: conceitos e notação. Indicadores de desempenho de processos. Cadeia de valor.
Gestão de projetos: Conceitos básicos em projetos. Projetos e o processo de planejamento. Integração do projeto. Escopo e qualidade do projeto. Cronograma, custos e recursos do projeto. Comunicações em projetos. Partes interessadas. Riscos do projeto. Planejamento e execução de projetos. Monitoramento e controle de projetos. Gestão de portfólio. Indicadores de desempenho em projetos. Escritório de projetos
Gestão de equipes. Comportamento organizacional (Trabalho em equipe)
Administração de Recursos Humanos: Estratégias de gestão e desenvolvimento de pessoas. Gestão de recursos humanos no setor público (Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas)
Recrutamento e seleção de talentos.
Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional. Organizações de aprendizagem.
Remuneração, benefícios e incentivos.